Fechar
GP1

As redes sociais estão iguais

Inovador é o prefeito TikTok de Sorocaba Rodrigo Manga, que pega o eleitor nos cinco primeiros segundos.

As redes sociais estão iguais. As redes sociais democratizaram a comunicação, permitindo que qualquer pessoa demonstre suas opiniões e participe do debate público. O objetivo das redes sociais dos políticos é fazer conexões com os eleitores, engajando e mobilizando[-os] para transformar em votos. Permite uma conversa direta entre o político e o eleitor. A questão é que os profissionais de marketing de muitos políticos estão no padrão "copiar e colar", tornando as redes sociais muito parecidas.

Redes sociais são relacionamentos. Para isso, tem que ter uma estratégia clara, roteiros e produções (sejam com celular ou com equipe profissional) que atinjam o objetivo. Um político postou uma foto com um texto ao lado dizendo que o texto lateral era para não atrapalhar a foto. Diversos políticos copiaram, mostrando que a falta de criatividade e inovação está empobrecendo as redes.

Nesse caso tá claro que essas perguntas não foram respondidas: Qual estratégia foi criada? Como é a forma de fazer as entregas? Como combater o adversário? Como mostrar (padrão visual)? O eleitor quer ouvir o candidato em assuntos que interessam ao seu dia a dia: O que pode melhorar? O que pode impactar sua vida? Não é só vida social. Redes sociais são um local de opinião, de debates e de angariar seguidores, não um álbum de figurinhas onde ficam só colocando fotos.

Outro assunto é o excesso de postagens, ou seja, a grande quantidade de conteúdo que pode fazer perder o interesse das pessoas em acompanhar o político. Tem que ter equilíbrio. Ser autêntico é uma das características que mais o eleitor admira nas redes sociais dos políticos. Como falei, deve existir toda uma estratégia por trás do político, porém deve privilegiar a desmarketização, ou seja, quanto mais original melhor. Um exemplo surpreendente é as redes sociais do Presidente da Câmara dos Deputados Hugo Mota.

Inovador é o prefeito TikTok de Sorocaba Rodrigo Manga, que pega o eleitor nos cinco primeiros segundos, tem sempre um gancho e soube substituir o discurso enfadonho por um mais dinâmico, sempre levando a informação. As redes sociais são a grande democracia da política. Representam o poder para quem quer ter opinião e lutar pela sua ideologia ou progresso. A coragem é muito importante para colocar "a cara à tapa", como diz o dito popular de quem quer enfrentar um desafio.

José Trabulo Júnior - Publicitário, criador da X Conexões  Estratégicas

Quer contribuir com ideias? Mande seu e-mail: t.j@uol.com.br

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->