Um dos grandes desafios dos publicitários é saber conviver com os clientes. Muitas vezes, por estar pagando, o cliente quer impor certas estratégias que vão contra o planejamento, ou então o publicitário pode se "apaixonar" pelo cliente e perder a capacidade de criticar. É uma relação muito tênue entre a intimidade para criticar e a convivência no dia a dia.
O publicitário e o político ficam convivendo praticamente 24 horas por dia, acompanhando todas as suas ações, sugerindo e ao mesmo tempo recebendo os feedbacks. Também é um fator delicado o entorno do candidato , que muitas vezes insere ideias que distorcem a linha da campanha adotada, desviando-se do raciocínio estratégico.
Esse entorno, muitas vezes, age como "engenheiro de obra pronta": se algo dá errado, diz que já previa; se dá certo, afirma que era sua ideia.
No planejamento, traçamos toda a linha de como a imagem do candidato é vista pela população e como queremos posicioná-lo na eleição. Um dos grandes problemas dos políticos é sair de uma eleição e não dar continuidade à imagem vitoriosa das urnas, desaparecendo do cenário. Quando chega perto da eleição, querem trabalhar freneticamente a imagem, quando o correto seria manter a chama acesa durante todo o mandato.
Um dos pontos-chave da estratégia é como as pessoas devem enxergar o candidato e como isso se transforma em votos. Outro ponto importante é o envolvimento da família (caso queira participar): assim como o candidato, todos os membros da família que participam da campanha devem ter papéis definidos.
O ideal em uma campanha é chegar à etapa de TV e rádio com a imagem consolidada conforme o planejado, usando mídias offline para manter brilho, admiração, respeito e carisma na reta final. O papel do publicitário em equilibrar as demandas do candidato, sua equipe e família é uma missão que exige muita habilidade diplomática.
Isso se assemelha a um técnico de futebol: quando o time está ganhando, tudo bem; quando está perdendo, o clima fica tenso. Toda campanha é uma prova de resistência – é preciso acreditar na estratégia (fica complicado se não têm uma estratégia bem definida ou ficam à mercê do improviso) e entender cada movimento nesse jogo de xadrez.
Campanha é eletrizante, feita de ações, adesões, notícias, propostas e imagem. Ter equilíbrio é uma das chaves da vitória.
José Trabulo Júnior - Publicitário, criador da X Conexões Estratégicas
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*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
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