No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos. Estima-se que até 2040 haverá aumento de até 250% desses eventos no país.
É fato que, ainda que você não tenha problemas cardíacos hoje, a prevenção é sempre a melhor opção. Por isso, atente para os seguintes:
1. Estresse
Estudos comprovam que crises de ansiedade aceleram os batimentos cardíacos e provocam a vasoconstrição. Assim como aumentam de duas a cinco vezes a chance de um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral).
2. Vícios
Quando falamos nisso já nos remete a cometer excessos, pois é sinal que já saiu do seu controle. Então largue o cigarro, a bebida, as drogas, alimentação desregrada.
3. Sal
O excesso o Sódio causa um desequilíbrio, acumulando um maior volume de líquidos nos vasos sanguíneos. Isso aumenta a pressão arterial, sobrecarregando o coração e os rins.
4. Gorduras
Comidas gordurosas impactam diretamente no funcionamento do sistema cardiovascular. Isso porque elas formam placas de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos, que dificultam a passagem do sangue, aumentando a pressão arterial.
5. Exercícios físicos
Movimente-se seja de que for; a atividade física ideal é aquela que você gosta, pois somente assim dará continuidade.
6. Alimentação saudável
Isso quer dizer se alimentar da forma mais natural possível. Quanto mais "descascar", em vez de desembalar", melhor para sua saúde.
Seguindo as dicas acima, certamente você terá uma vida longa e saudável.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |