O Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu as investigações sobre a morte de Bárbara Teresa Ferreira de Sousa e indiciou Gabriel Rodrigues, conhecido como Gabriel da Bala, e o Thiago Fernando Dias dos Santos, mais conhecido como Thiago da Norte, por organização criminosa e homicídio triplamente qualificado da jovem, que estava grávida, quando foi morta a tiros em 3 de outubro de 2024, na região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.
O relatório final foi remetido ao Poder Judiciário no último dia 19 de março de 2025.
À Coluna, a delegada Nathália Figueiredo afirmou que conseguiu comprovar a participação dos dois alvos na cena do crime, após várias diligências investigativas que constataram que a morte de Bárbara Teresina se deu em um contexto de disputa por território de organizações criminosas e que, naquele dia, o alvo seria o companheiro dela, Israel de Assis Damasceno, ligado ao PCC.

“O que ficou claro na morte da Bárbara, que estava grávida, é que o fato se deu no contexto em que a intenção era, realmente, atirar no companheiro dela, o Israel. E a morte dela teve todo um desenrolar, posteriormente, na região da Santa Maria da Codipi. Nós trabalhamos no sentido da identificação dos envolvidos e, de fato, as informações foram chegando até identificarmos os envolvidos Gabriel Rodrigues, conhecido como Gabriel da Bala, e o Thiago Fernando Dias dos Santos, que é o Tiago da Norte. Seguindo com as investigações, nós tivemos indícios suficientes para representar pelas prisões temporária dos dois que, foi prontamente concedida pelo Poder Judiciário. Nós conseguimos lograr êxito no cumprimento desse mandato através do apoio da Polícia Militar que, em abordagem de rotina, identificou os suspeitos e deram cumprimento. Logo depois foi decretada a preventiva deles”, ressaltou a delegada Nathália Figueiredo.
Assassinato gerou onda de mortes na Santa Maria da Codipi
Em função da morte de Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, desencadeou-se uma série de homicídios no dia 03 de outubro, que tiraram a vida de outras três pessoas: Jeniffer Lourrane Gomes de Sousa, Elton Emanuel Patrício dos Santos Alves (ambos envolvidos com crimes) e do borracheiro Francisco das Chagas Silva dos Santos.
Todos os casos foram esclarecidos pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Rapidinhas
Rafael Fonteles abre aula inaugural do curso de formação da PM nesta segunda
A Polícia Militar do Piauí vai realizar nesta segunda-feira (24) a aula inaugural da nova turma do Curso de Formação de Soldados dos 666 recrutas, sendo 375 homens e 291 mulheres, que se preparam para ingressar na corporação. A solenidade de abertura acontecerá logo mais, às 8h, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, no bairro Cabral.

O evento contará com a presença do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, e o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes. A aula inaugural será ministrada pela promotora Fabrícia Barbosa de Oliveira, que abordará o tema “Fortalecendo a Segurança Pública: O papel do Controle Externo da Atividade Policial pelo Ministério Público”.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |