Fechar
Colunista Brunno Suênio
GP1

Ajustes no Governo do Piauí em 2025 podem envolver a Câmara Municipal de Teresina

Alguns nomes antecipados pela Coluna já foram confirmados pelo futuro chefe do executivo municipal.

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) já afirmou algumas vezes que não fará uma reforma administrativa ampla na estrutura do Estado e que, se houver necessidade, apenas ajustes pontuais serão executados. Com isso, a Coluna fez um apanhado das partes da gestão que deverão sofrer mexidas em 2025 e no radar estão o IMEPI e até uma articulação que vai envolver também a Câmara Municipal de Teresina

Isso porque, o vereador reeleito, Gustavo de Carvalho (PT), logo que for empossado no início do ano, deverá deixar a Câmara para assumir a Coordenadoria Estadual de Desenvolvimento dos Territórios do Piauí (CDTER). Assim, será aberto espaço para que o primeiro suplente do PT, Inácio Carvalho, assuma a cadeira. 


Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Gustavo de Carvalho
Vereador Gustavo de Carvalho

Outro espaço que deverá passar por mudanças de comando é o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI). O empresário Júnior Macêdo, que ficou como suplente de vereador pelo PDT na disputa eleitoral desse ano, é cotado para o cargo.

Após leilão 

Alterações também vão alcançar a Agespisa, que passará a ser gerida pela Aegea, que venceu o leilão de concessão realizado em São Paulo na semana passada. Com isso, o atual presidente da empresa, Zé Santana (PT), deverá ser deslocado para outro cargo dentro do Governo do Estado e o destino mais provável é a Secretaria de Assistência Social (SASC), que já foi gerida por ele.

Rapidinhas

Criminoso que morreu em confronto com o DENARC ainda não foi identificado

O diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Bartêtta, afirmou à Coluna que solicitou um exame necropapiloscópico ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina, a fim de identificar o homem que morreu na manhã da última sexta-feira (08), durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em um imóvel na Vila Dilma Rousseff, zona norte de Teresina.

“Nós tomamos conhecimento desse fato e, coincidentemente, o delegado Robert Lavor, que é o responsável pela área da investigação criminal, estava cumprindo uma medida cautelar naquela circunscrição. Então, imediatamente, ele já foi para o local e acionou o nosso plantão de atendimento ao local de crime. Lá foi encontrada uma identidade, só que essa identidade não está batendo com algumas características da pessoa morta na intervenção policial. Então a gente precisa realmente confirmar aquele nome e, inclusive, o nome da vítima. Por isso, solicitamos um exame pericial ao Instituto de Medicina Legal, o exame necropapiloscópico, para que a gente possa colocar no nosso Banco Nacional de Identificação e saber a real identificação daquela pessoa”, explicou o delegado Barêtta.

Barêtta acrescentou ainda que a identificação do alvo será importante, pois, "além de conhecer comprovando a verdadeira identificação desse indivíduo, queremos saber também quem são os demais membros dessa cadeia criminosa que estaria agindo com ele  naquela região e, outros pontos de Teresina", ampliou.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Francisco Costa, o Barêtta
Delegado Francisco Costa, o Barêtta

Banco Nacional de Identificação

“O Banco Nacional de Identificação tem auxiliado bastante as polícias civis em todo o país. No Piauí já tem dado resultado. Por exemplo, o DHPP em todo o país tem um compartilhamento de informações imediata. Então a gente põe os dados do perfil genético no Banco Nacional de DNA e esse material vai para pesquisa. Em função disso, nós temos tido retorno positivo e, certamente, nós vamos também ter resultado nessa investigação. Esse indivíduo foi vítima de uma intervenção policial, com resultado morte, contudo, é preciso que a gente apure para que possa legitimar a ação policial. Inclusive nós temos um protocolo específico para uso da intervenção policial com resultado morte, onde o Ministério Público tem cobrado isso e a gente tem dado uma resposta positiva para que possa legitimar a ação policial no cumprimento da ordem legal”, ampliou o diretor do DHPP, delegado Barêtta.

Sílvio Mendes vai anunciar lista completa do secretariado nesta terça

O prefeito eleito Sílvio Mendes (União Brasil) vai anunciar nesta terça-feira (12) os nomes que vão compor a equipe do secretariado, que o auxiliará na gestão à frente da Prefeitura de Teresina a partir de 1º de janeiro de 2025. Alguns nomes antecipados pela Coluna já foram confirmados pelo futuro chefe do executivo municipal e amanhã este colunista traz a relação com outros indicados que assumirão os cargos do primeiro escalão no Palácio da Cidade.

Foto: Lucas Dias/GP1Sílvio Mendes
Sílvio Mendes

Mais nomes definidos

Outros nomes já definidos são o do ex-prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, que vai gerenciar a Secretaria Municipal de Administração, a campeã olímpica de judô, Sarah Menezes, vai comandar a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e o jornalista Ellyo Teixeira, que vai assumir a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.