Em um sentido mais amplo, Ignorância nada mais é que INCONSCIÊNCIA, que é a raiz de todos os males.
É a inconsciência egóica que leva o indivíduo, mesmo sabendo (conscientemente) o que é melhor, escolher (inconscientemente) o pior, o mais vil, o mais corrupto, o mais desonesto, como forma de amenizar alguma dor sua interna enraizada (ou como diria Jung, reduzir a tensão dos complexos), gerada por eventos remotos (muitas vezes ancestrais), que leva a criança carente interior a dominar e controlar os atos e emoções do adulto.
Em verdade, o caos interno do indivíduo inconsciente quer, a todo custo, se manifestar no mundo exterior da realidade fática, fazendo-o escolher (processo de identificação) o que no mundo externo mais se assemelha a sua mazela interna, como forma (inconsciente) de alertar o indivíduo para a importância da conscientização, do autoconhecimento.
Caso a pessoa relegue essas questões a segundo plano, a encarnação do indivíduo inconsciente estará inevitavelmente comprometida.
Estar desperto e aproveitar a encarnação para realizar o seu Darma, não para gerar mais Karma, pode ser a única missão que nos foi dada.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |