O fiel escudeiro de Tata havia ido, por alguns dias, a um vilarejo próximo e retornara bastante incomodado com o que vira. Apesar das suas dúvidas o inquietarem, ele não queria incomodar o mestre. Entretanto o impasse não durou muito. Certo de que o mestre resolveria mais essa questão, o procurou e indagou.
_ Mestre Tata, estive em um vilarejo próximo e conversei com várias pessoas que entendem que para alcançar o Nirvana é necessário sofrer e procuram deliberadamente situações de autoflagelo e auto sabotagem. Como isso é possível?
Tata, após alguns poucos segundos, respondeu:
_ A realidade pessoal é criada a partir do sistema de crenças que o indivíduo possui. Se alguém entende que somente a partir do sofrimento e expiação alcançará a Iluminação, isso se aplicará a ele. Qualquer sistema de crença que seja incorporado pelo indivíduo como verdade, será o seu senhor.
_ Mas mestre, como fugir deste ciclo vicioso? Retrucou o inquieto aprendiz.
_ A expansão da consciência por meio do autoconhecimento e do sincero desejo de incorporar à vida diária as virtudes do perdão, humildade e gratidão. Caso essas virtudes sejam vivenciadas na prática, o indivíduo descobrirá que ele próprio já é o Amor que tanto busca, que ele próprio já é a Paz que tanto almeja, que a Iluminação já está dentro dele. Toda busca espiritual é uma aventura interior, os fenômenos exteriores são apenas projeções compensatórias do nosso modo de interpretação simbólico da realidade.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |