Além da mudança de foco da Seopi, vinculada ao Ministério da Justiça, que passou a monitorar opositores, a Abin teve sua estrutura reformulada, com a criação do Centro de Inteligência Naciona
Superintendente no Amazonas foi o nome que o presidente Jair Bolsonaro tentou emplacar em agosto do ano passado após a saída do delegado Ricardo Saadi.
O depoimento de Ramagem foi colhido pela PF no âmbito do inquérito que apura suposta tentativa de interferência política de Bolsonaro no comando da corporação.
Em manifestação à Justiça sobre a indicação de nome próximo a Bolsonaro, defesa do governo afirma que escolha seguiu orientações como capacidade técnica e experiência necessárias para o cargo
Depois dos depoimentos dos policiais, serão chamados os ministros Augusto Heleno e Walter Braga Netto que teriam testemunhado intimidações do presidente ao ex-ministro da Justiça.
Atual secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Investigação (ABIN), Rolando é próximo de Ramagem, diretor-geral do órgão, de quem é considerado “braço direito”.
AGU afirmou, em nota, que não vai apresentar recurso contra a decisão de Moraes pelo fato de o governo ter anulado o decreto em que Ramagem havia sido nomeado.
'Não posso admitir que ninguém ouse desrespeitar ou tentar desmontar a nossa Constituição', disse o presidente, que não citou o nome de Alexandre de Moraes.
Anulação da nomeação foi publicada no Diário Oficial da União com assinatura do presidente; mais cedo, ministro Alexandre de Moraes barrou a indicação do Planalto para a chefia da PF.