A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou nesta quarta-feira (29) que o Estado tem nove casos confirmados do vírus da influenza A, subtipo H3N2, conhecida como a nova cepa da gripe, que é a responsável por provocar surtos epidêmicos em vários estados brasileiros.
Conforme a Sesapi, dez casos do subtipo H3N2 foram identificados, sendo nove no Piauí e um proveniente da cidade de Timon, Maranhão. Segundo o levantamento feito pelo órgão, os casos confirmados no Piauí são das cidades de Monsenhor Gil, Piripiri e Teresina. Já o caso identificado como sendo oriundo da cidade maranhense foi devidamente encaminhado para o município. Do total de casos, são cinco pessoas do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com faixas etárias que variam de 11 a 85 anos.
O secretário de saúde, Florentino Neto, explicou em entrevista à imprensa, que a nova variante H3N2 tem um índice de transmissibilidade alto, entretanto, como a maioria dos casos apresentam apenas sintomas leves, a orientação é para que a população procure as unidades de saúde apenas em casos mais graves.
O superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, confirmou que a Sesapi vai emitir uma alerta para todos os municípios sobre as variantes gripais que estão circulando no estado. "Esse é um surto nacional e a tendência é que os casos devam crescer por conta da alta transmissibilidade. Vale lembrar que as medidas preventivas que servem para a covid-19, também servem para essa síndrome gripal, como distanciamento social, uso de máscara, uso de álcool, além de evitar aglomerações", recomendou o superintendente.
Ver todos os comentários | 0 |