Paulo Renato Cortellini (MDB), conhecido como “Gambá”, foi eleito prefeito de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, em eleição suplementar realizada nesse domingo (28). O gestor havia sido cassado há menos de dois meses pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico.
Conforme a denúncia que embasou a decisão do TSE, a chapa composta por Paulo Renato e o vice, Izaguirre de Oliveira (PDT), negociou a entrega de cestas básicas e outras vantagens em troca de votos no município. Apesar da cassação, o gestor não se tornou inelegível e decidiu concorrer novamente no pleito suplementar.
A inelegibilidade foi afastada porque, de acordo com a decisão do TSE, as negociações envolvendo a compra de votos aconteceram entre o vice-prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores, Vasco Henrique Asambuja (MDB).
A vitória eleitoral de Paulo Renato ocorreu com 53,22% dos votos válidos, contra Ademar Frescura (PP), que conquistou 46,8% da preferência do eleitorado. O mandato de Paulo dura até o fim deste ano. Em outubro, a cidade passará por um novo pleito junto com os demais municípios do Brasil.
Ver todos os comentários | 0 |