Fechar
GP1

São Francisco de Assis - Rio Grande do Sul

Prefeito cassado por compra de votos neste ano é eleito novamente no RS

Apesar da cassação, o gestor não ficou inelegível e decidiu concorrer novamente no pleito suplementar.

Paulo Renato Cortellini (MDB), conhecido como “Gambá”, foi eleito prefeito de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, em eleição suplementar realizada nesse domingo (28). O gestor havia sido cassado há menos de dois meses pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico.

Conforme a denúncia que embasou a decisão do TSE, a chapa composta por Paulo Renato e o vice, Izaguirre de Oliveira (PDT), negociou a entrega de cestas básicas e outras vantagens em troca de votos no município. Apesar da cassação, o gestor não se tornou inelegível e decidiu concorrer novamente no pleito suplementar.


Foto: ReproduçãoPrefeito cassado é eleito no Rio Grande do Sul
Prefeito cassado é eleito no Rio Grande do Sul

A inelegibilidade foi afastada porque, de acordo com a decisão do TSE, as negociações envolvendo a compra de votos aconteceram entre o vice-prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores, Vasco Henrique Asambuja (MDB).

A vitória eleitoral de Paulo Renato ocorreu com 53,22% dos votos válidos, contra Ademar Frescura (PP), que conquistou 46,8% da preferência do eleitorado. O mandato de Paulo dura até o fim deste ano. Em outubro, a cidade passará por um novo pleito junto com os demais municípios do Brasil.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.