O PT elegerá novos presidentes a níveis nacional, estadual e municipal, no mês de julho de 2025. No Piauí, a eleição promete ser acirrada e pelo menos cinco quadros do partido já estão na disputa pelo comando da sigla: o atual presidente João de Deus, os vereadores Dudu e João Pereira, o professor Gil Kairós e a militante Mãe Bel de Oxum.
João de Deus é ex-deputado estadual e atual presidente do PT no Piauí. Ele tentará a reeleição em meio a críticas de alguns quadros da sigla, como o vereador Dudu, que o acusa de afastar o partido das bases comunitárias.
Dudu
Já o próprio vereador Dudu está em seu quarto mandato na Câmara Municipal de Teresina e tem como mote a renovação da comunicação do PT com as bases comunitárias. Ele tentará a presidência estadual da sigla pela primeira vez.
Gil Kairós
Gil Kairós é professor, diretor de articulação de políticas públicas da Secretaria de Relações Sociais e faz parte da corrente interna do partido chamada ‘Avante PT’. Ao GP1, ele afirmou que suas principais bandeiras serão: a defesa do PT e de suas pautas no governo e na sociedade; a defesa dos diretórios municipais e suas decisões; fortalecimento dos movimentos sociais, populares e sindicais, entre outros.
João Pereira
O vereador de primeiro mandato, João Pereira, também está na disputa. Apesar de defender o atual presidente, João de Deus, ele também defende renovação na comunicação do PT.
“É um sentimento nosso para fazermos um planejamento para que, de fato, o PT se reencontre com as bases, com os movimentos sociais, de igreja. Acredito que esse distanciamento foi acontecendo ao longo de 20 anos, então a gente tem uma geração inteira que não conhece o PT, não sabe o que o partido fez pelo povo brasileiro. Então, o presidente Lula foi muito assertivo. Coincidentemente, conversei com o deputado estadual Francisco Limma nesse sentido, de que precisamos reunir ações para fortalecer o Partido dos Trabalhadores”, disse João Pereira em entrevista ao GP1.
Mãe Bel de Oxum
Por fim, a militante Mãe Bel de Oxum entrou na disputa pela presidência estadual do PT recentemente. Ela é responsável pelo terreiro de Umbanda São Jorge Guerreiro localizado no bairro Mafuá, na zona norte da capital, e tem militância orgânica no Movimento Negro Unificado (MNU) no Piauí, além de participações nos Conselhos da Mulher e do Idoso.
Ver todos os comentários | 0 |