O descompasso entre aliados da base do Governo Rafael Fonteles (PT-PI) em disputas por bases e brigas antecipadas pelas vagas para o Senado na chapa do petista em 2026 tem favorecido o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira. A afirmação foi feita pelo deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), que, em conversa com o GP1 nesta terça-feira (18), declarou que alguns membros do Governo Estadual precisam "calçar as sandálias da humildade".
Arcoverde avalia que o Governo apostar no êxito nos pleitos majoritários, especialmente na eleição de dois senadores, demonstra arrogância, o que, segundo ele, tem levado a apoios para Ciro, que deve tentar a reeleição, caso não ocupe a vaga de vice em uma chapa para a presidência da República em 2026.
“Tem que calçar a sandália da humildade. Eu nunca vi arrogância levar ninguém para frente. Temos que ter muita cautela. O senador Ciro é conhecido como um municipalista e quando ele não tem o primeiro voto no município, tem o segundo. A felicidade do Ciro é que já tem um racha na base do governo, em que partidos da base, que nem são do PT, brigam e acabam usando o senador Ciro como segundo voto [ao Senado]”, declarou Arcoverde.
O deputado Júlio Arcoverde seguiu alfinetando e disse que diferente dos adversários, a oposição está focada em primeiro trabalhar o pleito municipal deste ano para depois, estruturar as estratégias de 2026 com base nos resultados colhidos em 24.
“Estamos tranquilos, vamos fazer primeiro a campanha de 2024, trabalhar os nomes dos nossos federais, dos nossos estaduais, principalmente o nome do Ciro, para que em 2026 ele seja uma opção para o povo do Piauí. O senador Ciro é a solução para equiparação de igualdade no estado do Piauí”, finalizou Arcoverde.
O descompasso
Existem focos de desentendimentos entre líderes da base do Governo do Estado. Atualmente, alguns deputados federais e estaduais reclamam que o deputado Georgiano Neto (MDB) está avançando sobre as bases de aliados para favorecer o PSD. Essa postura já foi motivo de reclamações públicas do deputado federal, Jadyel Alencar (Republicanos) e do deputado estadual, Francisco Limma (PT) que à nossa reportagem recentemente, chegou a dizer que Georgiano, “passa por cima de todos”.
Os parlamentares que estão se sentindo afetados ameaçam montar uma frente ampla para impedir que o presidente regional do PSD, deputado federal Júlio César, pai de Georgiano, alcance o objetivo de ocupar uma das vagas para o Senado Federal na chapa do governador Rafael Fonteles no pleito de 2026.
Ver todos os comentários | 0 |