A disputa pelo Senado Federal em 2026 promete ser uma das mais concorridas dos últimos anos no Piauí. Na conjuntura atual, três nomes estão declaradamente no páreo: o deputado federal Júlio César Lima (PSD), o senador Marcelo Castro (PSD) e o senador Ciro Nogueira (PP), que buscarão a reeleição.
Nesse sentido, o presidente nacional do PP está ativo nas tratativas com os aliados, sobretudo com os prefeitos eleitos e reeleitos de todos os partidos, a exemplo do Partido dos Trabalhadores. Como antecipado pelo GP1, ele esteve reunido com dezenas de gestores nessa segunda-feira (02), e na relação constam alguns petistas.
Os prefeitos do PT, Pedro Gomes, eleito em José de Freitas, e Laís Barroso, escolhida para gerir a cidade de Santa Cruz do Piauí, estiveram com Ciro Nogueira ontem, na residência do senador progressista, em Teresina.
Aproximação
Apesar de estarem em lados opostos nas últimas eleições, o PP e o PT caminham para um processo de reaproximação política, mesmo que de maneira extraoficial. A orientação é a liberação para o diálogo, mas sem um posicionamento formal da cúpula de nenhuma das duas legendas a nível estadual. No plano nacional, avança o diálogo para que o deputado federal Arthur Lira venha a assumir o Ministério da Saúde. Se isso se concretizar, o PP desembarcará no Governo Lula.
Ver todos os comentários | 0 |