O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), disse que o diálogo do Progressistas com o Governo Federal é uma necessidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ampliar a base de apoio no Congresso Nacional para manter a governabilidade do País.
De acordo com o parlamentar, toda essa reorganização nacional vai trazer reflexos para a conjuntura da maioria dos estados, sobretudo, no Piauí. Desse modo, Franzé avalia que é será necessário adaptar os acordos nacionais aos locais, caso essa união se estabeleça.
“A conjuntura nacional irá refletir no cenário local. As tratativas dos Progressistas com o Governo Federal são uma necessidade do Governo Lula de ampliar a base de apoio no Congresso Nacional para a aprovação de reformas necessárias para governabilidade. Se se efetivar essa união a nível nacional, as questões regionais terão que buscar um alinhamento natural”, argumentou Franzé Silva.
Ministério para o PP
Nos corredores do Palácio do Planalto e do Congresso, estão ocorrendo diálogos acerca da possibilidade de o deputado federal Arthur Lira (PP) vir a ocupar o Ministério da Saúde e se o entendimento for sacramentado, será a oficialização da entrada do PP no Governo Lula. Isso, certamente, desencadeará mudanças em todos os estados. No Piauí, por exemplo, já foi falado até mesmo na presença do senador Ciro Nogueira - que vai buscar a reeleição - na chapa do governador do Estado, Rafael Fonteles, que é do PT.
Ver todos os comentários | 0 |