O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), leu durante a sessão plenária desta segunda-feira (5) um Projeto de Lei que autoriza a implementação do Sistema de Inclusão Escolar baseado na técnica ABA – Análise do Comportamento Aplicada, para crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
A matéria apresentada prevê a oferta de professores capacitados na metodologia nas unidades escolares do estado e a capacitação de mais profissionais.
O presidente da Casa é também o autor do projeto que reconhece de utilidade pública a Associação dos Amigos e Familiares da Pessoa com Autismo (Associação Prismas).
A proposta vai tramitar pela Comissão de Constituição e Justiça e, caso depois seja aprovada em Plenário, segue para sanção do governador.
Mais sobre a ABA
A sigla ABA deriva da língua inglesa e quer dizer Applied Behavior Analysis, traduzida como Análise do Comportamento Aplicada. Essa análise pode ser compreendida como uma ciência, que se fundamenta em pesquisas básicas e aplicadas e tem por objeto de estudo o comportamento humano.
A análise vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com autismo. Nesse caso, envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança com autismo possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível. Dentre as habilidades ensinadas incluem-se os comportamentos que interferem no desenvolvimento e integração do indivíduo diagnosticado com autismo.
- Alepi discute novo Plano Nacional de Educação nesta quarta-feira
- Secretaria de Educação faz roda de conversa com alunos em Curimatá
- Secretário de Educação visita Escola Municipal São Sebastião
- Semec participa do lançamento do programa Pacto Pela Educação
- Rafael Fonteles lança programa "Pacto Pela Educação" no Blue Tree
Ver todos os comentários | 0 |