O Partido Cidadania anunciou nesta terça-feira (04) apoio ao candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT) no segundo turno das eleições 2022. A declaração foi feita pelo presidente do partido, Roberto Freire.
"(Definimos) o apoio ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. Numa decisão que foi quase por unanimidade e tivemos três votos defendendo a neutralidade, dentre os 17 presentes. Mas no caso do apoio surgiram alguns que preferiram, em função até de problemas locais nos Estados (optar pela neutralidade). Mas uma coisa ficou evidente: nós não estávamos apoiando o PT nacionalmente. Nós estávamos apoiando a candidatura de Lula no segundo turno", disse Roberto Freire.
O presidente do Partido Cidadania afirmou que o apoio à candidatura petista não está condicionado a nada e que não houve contato com o Partido dos Trabalhadores para a definição.
Freire ressalta, no entanto, que o apoio do Cidadania é apenas para a eleição de Lula. Ainda destacou que a decisão desta terça não impede uma futura oposição a um eventual governo Lula: “já rompemos uma vez”.
O Cidadania junto com o MDB e o Podemos fazem parte da coligação de Simone Tebet. Roberto Freire disse que tentou articular para que os partidos da aliança tomassem uma posição conjunta sobre o apoio de Lula, mas que isso não foi possível.
Ver todos os comentários | 0 |