O governador Wellington Dias (PT) vai participar no dia 11 de novembro da COP26 na Escócia. No encontro, que reúne 197 nações, Wellington vai apresentar o projeto PRO Verde, que tem como objetivo alcançar recursos para a plantação de 5 milhões de árvores no estado em cinco anos. O projeto faz parte de uma promessa feita pelo petista em resposta à banda Coldplay em agosto.
“Estamos lançando um edital que por 8 dólares é possível o setor privado, pessoas físicas e jurídicas, contribuírem para a primeira etapa de um milhão de novas árvores no Piauí, de um total de cinco milhões nos próximos 5 anos”, declarou o governador.
Wellington disse ainda que esse projeto permite contratar piauienses e gerar renda para o estado. “Essa é uma realidade que nos permite contratar os nativos da caatinga, do cerrado, da mata atlântica, da área amazônica e garantir com isso cimenteiras, produção de mudas, essas pessoas sendo remuneradas para cumprir um papel destacado para o mundo”, continuou o petista.
Ao ser questionado se a plantação das árvores poderia “compensar” o desmatamento provocado pela lavoura, Wellington Dias disse que o estado continua com 2/3 de sua reserva ambiental. “Para onde foi o desenvolvimento de quem é hoje desenvolvido? Os lugares desenvolvidos do mundo são atrasados ambientalmente. Se a gente olha o luar mais desenvolvido do mundo, ele desmatou no mínimo 80% de suas florestas. No Piauí ainda temos mais de 2/3 de nossas reservas do jeito que Deus deixou”, declarou Wellington.
“Se alguém pagar para que a gente possa manter considerável reserva como essas, se o mundo pagar para que a gente possa plantar em áreas que foram queimadas, desmatadas e outros estão virando capoeira, estamos prontos. Agora, já estabelecemos um programa, custa 8 dólares uma árvore dessa. Não é justo o dinheiro do povo do Piauí, que já faz um sacrifício grande para essa parte ambiental, ter que suportar sozinho”, finalizou o governador.
Ver todos os comentários | 0 |