O governador Wellington Dias (PT) e os demais governadores do Nordeste vão se encontrar na próxima sexta-feira (24) com o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) na cidade de Petrolina, no Pernambuco, para o lançamento do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Essa é primeira viagem oficial de Bolsonaro ao Nordeste.
No Instituto Ricardo Brennand, o presidente Bolsonaro vai se reunir com os governadores do Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, que confirmaram presença no evento. Também são aguardados os governadores de Minas Gerais e Espírito Santo.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, começou a ser implementado no governo de Michel Temer (MDB) e estabelece 41 regiões prioritárias para investimentos, além das nove capitais dos estados nordestinos.
Segundo o Estadão, o presidente decidiu fazer uma ofensiva no Nordeste, que é quase todo comandado por governadores da oposição. É no Nordeste que Bolsonaro registra as piores avaliações, onde 40% dos nordestinos consideram o governo ruim ou péssimo, segundo o Ibope.
Nessa viagem, além de se encontrar com os governadores, o presidente fará a entrega de um conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida e vai anunciar um acréscimo de R$ 2,1 bilhões ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, a ser usado em obras de infraestrutura.
Críticas aos governadores nordestinos
Na sua primeira entrevista após assumir o governo, Bolsonaro fez críticas aos governadores nordestinos, onde afirmou que eles não deveriam pedir dinheiro para ele, já que eles apoiam o ex-presidente Lula. “Não venham pedir nada para mim, porque não sou presidente. O presidente está lá em Curitiba”, afirmou Bolsonaro.
- Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoJair Bolsonaro
Agora Bolsonaro tenta aprovar a Reforma da Previdência e encontra resistências. Ministros chegaram a se encontrar com os governadores nordestinos e pediram por mais apoio. Os governadores disseram entender a necessidade da reforma, mas cobraram ações aos pobres do Nordeste e investimentos para a região.
Quando os governadores do Nordeste se encontraram com Bolsonaro em Brasília, chegaram a divulgar uma carta aberta onde reclamaram dos cortes orçamentários nas universidades e institutos federais e pediram a retomada de obras para combater o desemprego que tem afetado a região.
Agenda Nordeste
Os ministros de Bolsonaro estão preparando um conjunto de ações para a região, a maioria já existia em governos anteriores e só serão remodeladas. Entre as propostas está a aquisição de alimentos da agricultura familiar e crédito fundiário, ligação por internet em escolas rurais e o estímulo ao interesse por ciências, Rede Cegonha, de atenção básica a mães e bebês, entre outras coisas.
Ver todos os comentários | 0 |