Durante seu pronunciamento no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai se entregar à Polícia Federal e provar sua inocência. Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso Triplex.
“Vou enfrentá-los olho no olho. Vou aceitar a cumprir o mandado”, disse o ex-presidente. “Não estou escondido. Vou lá na barba deles, para eles saberem que eu não tenho medo e para eles saberem que vou provar a minha inocência”, continuou.
Condenado, o petista afirmou que sabe que não está “acima da justiça”, mas não pode “admitir um procurador que fez um powerpoint e foi para a televisão dizer que é uma organização criminosa, que nasceu para roubar o Brasil e que o Lula, por ser a figura mais importante do partido, é o chefe. E se o Lula é chefe, não preciso de provas, tenho convicção”. “Quero que ele guarde a convicção dele para os comparsas dele”, continuou o ex-presidente.
- Foto: Thiago Bernardes/Framephoto/Estadão ConteúdoLula diz que vai se entregar à PF
Lula criticou duramente a imprensa que, segundo ele, tem o “sonho de consumo” de vê-lo preso. Além da imprensa, o petista criticou o judiciário. “Você não pode fazer julgamento subordinado à imprensa, porque você destrói a pessoa na sociedade. Eu não posso ir contra à opinião pública [pensa o juiz], quem quiser votar com base na opinião pública, que largue a toga e entre em um partido político”, criticou Lula.
Até o momento ainda não foi informado o horário que o ex-presidente deixará o Sindicato dos Metalúrgicos para seguir para Curitiba. O que se sabe é que ele deve deixar o prédio e seguir ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ao chegar em Curitiba, no Paraná, o ex-presidente deve deixar o aeroporto em um helicóptero.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Ex-presidente Lula faz primeiro pronunciamento após decreto de prisão
Ministro Edson Fachin nega novo pedido do ex-presidente Lula para evitar prisão
Sérgio Moro diz que não há razão para adiar prisão do ex-presidente Lula
Manifestantes fecham a Frei Serafim contra prisão de Lula
Ver todos os comentários | 0 |