O sogro da filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, é chefe em umas das empresas da família do empresário Joesley Batista, segundo reportagem da Folha de S.Paulo. O empresário fechou acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, que foi homologado no Supremo pelo magistrado.
Segundo o jornal paulista, uma das filhas do ministro, Melina Fachin, é casada com Marcos Alberto Rocha Gonçalves, que é filho de Marcos Gonçalves. Marcos Gonçalves trabalhou durante 16 anos para o grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley e, atualmente, é chefe de compra de gado do Mataboi Alimentos, frigorífico administrado por José Batista Júnior, o mais velho dos irmãos Batista.
Conhecido como Júnior Friboi, ele foi presidente da JBS entre 1980 e 2005, se candidatou ao governo de Goiás e passou a integrar o Conselho de Administração.
- Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoMinistro Edson Fachin
Em 2013, Júnior vendeu sua participação no grupo J&F aos familiares, porém, com o avanço da Lava Jato, em setembro do ano passado, ele foi indicado pelos irmãos para assumir interinamente a presidência da JBS até o retorno deles.
A relação do ministro Fachin com a família Batista tem sido explorada por aliados do presidente Michel Temer.
Deputados da base aliada de Temer protocolaram na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara um pedido de explicações a Fachin, sobre sua relação com Ricardo Saud, diretor da JBS, e que o teria auxiliado na campanha de indicação ao STF. O ministro nega. O presidente da comissão, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), arquivou o requerimento.
Ver todos os comentários | 0 |