Fechar
GP1

Política

Fernando Monteiro defende debate sobre assédio moral no trabalho

O parlamentar destacou a importância da aprovação do projeto, pois as vítimas podem ser prejudicadas de diversas maneiras.

O deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB) apresentou, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), projeto de lei para que sejam realizados mais debates sobre o assédio moral no trabalho.

O projeto de lei será analisado nas comissões técnicas da Assembleia e cria a semana da Conscientização e Combate ao Assédio Moral no Trabalho. Com a instituição dessa semana, fica o governo estadual responsável por realizar diversas ações com o objetivo de debater o tema e também será destinada a prevenção desse tipo de assédio.


  • Foto: Lucas Dias/GP1Fernando MonteiroFernando Monteiro

“O assédio moral no trabalho caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais pra ao trabalhador. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada e desacreditada dos pares”, afirmou em sua justificativa para aprovação do projeto.

O parlamentar destacou a importância da aprovação do projeto, pois as vítimas podem ser prejudicadas de diversas maneiras e em alguns casos pode levar até mesmo a morte.

“A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador e trabalhadora de modo direto, comprometendo a sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais, ocasionando graves danos à saúde física e mental, que podem evoluir para a incapacidade laborativa, desemprego ou mesmo a morte, constituindo risco invisível, porém concreto”, destacou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.