Fechar
GP1

Política

Rosário Bezerra defende cotas para mulheres no parlamento

Rosário afirma que com mais mulheres no parlamento, também haverão mais projetos voltados para as mulheres.

A vereadora Rosário Bezerra (PT) disse ter ficado feliz com a recente aprovação do Senado de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece cotas para mulheres nas eleições para deputado federal, estadual e vereador. A proposta entrará na reforma política.

Em entrevista ao GP1, a vereadora disse que a proposta é importante, pois ajuda na luta das mulheres por mais igualdade. “Achei excelente [a aprovação], a nossa luta, de nós mulheres pelo empoderamento, vem de muito tempo. O Senado ao aprovar esses 10% é muito importante para a nossa paridade. Porque o que nós queremos é uma igualdade de tratamento. Nós somos mais de 50% da população, somos mais de 50% das eleitoras e não é justo que o Congresso não esteja com essa representação”, disse.

Rosário afirma que com mais mulheres no parlamento, também haverão mais projetos voltados para o público femino. “Foi um passo muito importante para nós mulheres participarmos da política parlamentar e nos empoderarmos. Porque, na medida em que a participação das mulheres na política se intensifica, os projetos também melhoram, pois existem questões específicas das mulheres que dificilmente serão tratadas no Congresso se não tiverem representantes femininas”, explicou a vereadora.
Imagem: Lucas Dias/GP1Rosário Bezerra(Imagem:Lucas Dias/GP1)Rosário Bezerra

Participação femina na política


A vereadora Rosário Bezerra destacou que a mulher tem participado cada vez mais da política, apesar de ainda muitos pensarem que lugar de mulher é dentro de casa.

“No Piauí, na Câmara Municipal nós tivemos um avanço muito grande quando elegemos na última legislatura seis mulheres. Na Assembleia Legislativa tivemos um decréscimo, porque na legislatura passada nós tínhamos seis a sete mulheres, e diminuiu. Então a participação das mulheres na política é muito dificultada, pois fomos educadas para ficar em casa, fomos educadas para cuidar dos filhos, do marido, enquanto o homem foi criado para a rua, para sair, mas fomos ao mercado de trabalho, nos qualificamos e hoje estamos qualificados para estar em todos os lugares”, afirmou.

Para a vereadora, a mulher consegue cada vez mais se destacar na política. “É tanto, que quando uma mulher é eleita parlamentar, ela se destaca. Com projetos, com pronunciamentos, porque ela sempre está fazendo política. Quando ela vai eleita, ela se destaca logo, porque ela já fazia política, só não tinha mandato. Eu até digo que por trás das mulheres de sucesso, apesar da tripla jornada de trabalho, quando ela entra na luta, não deixa de realizar as outras tarefas, e conseguem se sair bem na política”, disse a vereadora em entrevista ao GP1.

Imagem: Lucas Dias/GP1Rosário Bezerra(Imagem:Lucas Dias/GP1)Rosário Bezerra

Preconceito da mulher na política

A vereadora disse que ainda preconceito com a mulher na política. Preconceito de que ela não é capaz de fazer política.

“Absolutamente. É um preconceito que precisa ser desconstruído. Onde se diz que mulher não quer fazer política, que ela não sabe. Quem disse que ela não sabe? Se até uma dona de casa faz política, quando ela tem o mínimo do orçamento doméstico, e tem que administrar aquele orçamento. Ela está fazendo política. Qualquer mulher que não esteja no parlamento, faz política 24hrs, quando está educando os filhos, quando planeja quando o filho vai para a escola. Então ela já está fazendo política. Discordo completamente que a mulher não sabe fazer política. Ela sabe sim, só não teve oportunidade. E essa oportunidade não é dada, nós temos que conquistar. Temos que ir atrás”, declarou.

Imagem: Lucas Dias/GP1Rosário Bezerra(Imagem:Lucas Dias/GP1)Rosário Bezerra

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.