Fechar
GP1

Política

""Sou a favor da punição"", diz Tiago Vasconcelos ao criticar redução da maioridade penal

Para Tiago Vasconcelos, só redução da maioridade penal não irá resolver os problemas de crimes envolvendo os adolescentes no país.

Em entrevista ao GP1, o vereador Tiago Vasconcelos (PSB) defendeu a punição para menores que realizarem crimes, mas disse não acreditar que a redução da maioridade seja a solução.

Segundo o vereador, esse assunto deve ser amplamente discutido. Para Tiago Vasconcelos, só a redução da maioridade penal não irá resolver os problemas de crimes envolvendo os adolescentes no país.
Imagem: Lucas Dias/GP1Tiago Vasconcelos(Imagem:Lucas Dias/GP1)Tiago Vasconcelos
“Eu acho que é uma discussão muito ampla. Eu não acho que a discussão deve ficar só no ponto que foi apresentado, se reduz ou não a maioridade. Eu compreendo que existe uma necessidade de dar uma resposta para a população. A sensação de impunidade amedronta a população. Sou a favor da punição, talvez não as mesmas penas dadas para adultos e se fosse semelhante, não acho que deveria ser no mesmo ambiente, pois é mais maléfico para nós, sociedade, do que até para eles mesmos, pois podem voltar pior, muito mais violentos”, disse o vereador.

Tiago Vasconcelos disse ainda que não é sábio colocar adolescentes juntos com adultos. “Entendo que a punição por si só não resolveria o problema. Hoje, há instrumentos de punição para menores, só que eles não são executados como deveriam. Na preocupação de se reduzir, é preciso entender que temos um sistema carcerário que não consegue receber nem os maiores. Nem no sistema prisional para adultos há uma reinserção na sociedade. Não há esse preparo para retornar [para a sociedade]. A gente tem conhecimento que nossas cadeias têm sido universidades do crime. Aí você imagina colocar um menor, com um comportamento violento, dentro de um presídio desse, como é que ele vai sair de lá? Então, tem essa preocupação se essa mistura vai dar certo”, disse.
Imagem: Lucas Dias/GP1Tiago Vasconcelos(Imagem:Lucas Dias/GP1)Tiago Vasconcelos
“A gente percebe que sempre tem os cabeças, os que buscam esses adolescentes para praticar isso. Começam inserindo no consumo de drogas. Então, nossa preocupação é que se reduzir para 16, o crime organizado passe a buscar menores de 16 anos, então a discussão não pode ser só reduzir ou não. Temos que aproveitar esse momento para trabalhar um todo, o nosso sistema prisional, a ressocialização e presos maioridades. Alternativas na educação que envolva a família e entes públicos”, afirmou o vereador em entrevista ao GP1.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.