O site da revista Veja deu destaque ao fato da deputada federal Iracema Portela (PP) estar entre o “clã político” do Congresso Nacional. Segundo Levantamento da ONG Transparência Brasil, 60% dos senadores eleitos e 49% dos futuros deputados têm parentesco com algum político que já atuou ou ainda atua no Legislativo federal.
Apesar de não ser citada na matéria, outra deputada piauiense que entra no percentual é Rejane Dias (PT). Ela, que atualmente é deputada estadual, conseguiu se eleger para deputada federal. Rejane Dias é esposa do senador e governador eleito Wellington Dias (PT).
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Imagem: ReproduçãoIracema Portella e Ciro Nogueira
Entre as mulheres, o percentual é considerado alto, onde 55% possui parentesco com algum político. No caso de Iracema Portella, ela já vem de uma família com grande representação política. Iracema Portela é filha da ex-deputada federal Myriam Portella e de Lucídio Portela, ex-senador e ex-governador do Piauí. Além disso, Iracema é casada com o presidente estadual do PP e senador Ciro Nogueira.Apesar de não ser citada na matéria, outra deputada piauiense que entra no percentual é Rejane Dias (PT). Ela, que atualmente é deputada estadual, conseguiu se eleger para deputada federal. Rejane Dias é esposa do senador e governador eleito Wellington Dias (PT).
Imagem: José Maria Barros/GP1Rejane foi a mais votada em Picos para a Câmara dos Deputados
A pesquisa também calculou o porcentual por região: as populações do Nordeste e Norte foram as que mais escolheram filhos, cônjuges, irmãos e sobrinhos de políticos para o Congresso, com 63% e 52%, respectivamente. No caso do Rio Grande do Norte, todos os deputados eleitos pertencem a famílias de políticos. No caso do Senado, as regiões com maiores índices foram Sudeste, Sul e Norte, com 67% cada. Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |