Fechar
GP1

Política

Veja dá destaque a Iracema Portela por fazer parte do ""clã político"" do Congresso Nacional

Segundo Levantamento da ONG Transparência Brasil, 60% dos senadores eleitos e 49% dos futuros deputados têm parentesco com algum político.

O site da revista Veja deu destaque ao fato da deputada federal Iracema Portela (PP) estar entre o “clã político” do Congresso Nacional. Segundo Levantamento da ONG Transparência Brasil, 60% dos senadores eleitos e 49% dos futuros deputados têm parentesco com algum político que já atuou ou ainda atua no Legislativo federal.
Imagem: ReproduçãoIracema Portella e Ciro Nogueira(Imagem:Reprodução)Iracema Portella e Ciro Nogueira
Entre as mulheres, o percentual é considerado alto, onde 55% possui parentesco com algum político. No caso de Iracema Portella, ela já vem de uma família com grande representação política. Iracema Portela é filha da ex-deputada federal Myriam Portella e de Lucídio Portela, ex-senador e ex-governador do Piauí. Além disso, Iracema é casada com o presidente estadual do PP e senador Ciro Nogueira.

Apesar de não ser citada na matéria, outra deputada piauiense que entra no percentual é Rejane Dias (PT). Ela, que atualmente é deputada estadual, conseguiu se eleger para deputada federal. Rejane Dias é esposa do senador e governador eleito Wellington Dias (PT).
Imagem: José Maria Barros/GP1Rejane foi a mais votada em Picos para a Câmara dos Deputados(Imagem:José Maria Barros/GP1)Rejane foi a mais votada em Picos para a Câmara dos Deputados
A pesquisa também calculou o porcentual por região: as populações do Nordeste e Norte foram as que mais escolheram filhos, cônjuges, irmãos e sobrinhos de políticos para o Congresso, com 63% e 52%, respectivamente. No caso do Rio Grande do Norte, todos os deputados eleitos pertencem a famílias de políticos. No caso do Senado, as regiões com maiores índices foram Sudeste, Sul e Norte, com 67% cada.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.