Fechar
GP1

Política

TV Antena 10 realiza debate entre candidatos a prefeito de Teresina

Confira detalhes sobre o embate político entre os sete adversários políticos.

O debate denominado “Fogo Cruzado” da TV Antena 10 foi realizado nesta terça-feira (04). Os sete candidatos a prefeito de Teresina compareceram ao embate. Inicialmente foi realizado sorteio para definir a ordem de perguntas aos candidatos. Para iniciar o confronto entres os adversários o jornalista Douglas Cordeiro fazia a primeira pergunta, onde o candidato teria 2 minutos para responder. A ordem dos sorteados foi: Beto Rego (PSB), Vasconcelo Pinheiro (PCB), Wellington Dias (PT), Maklandel Aquino (PSol), Firmino Filho (PSDB) Elmano Férrer (PTB) e Daneil Solon (PSTU).

Beto Rego

O primeiro a ser questionado pelo jornalista Douglas Cordeiro foi o candidato Beto Rego. A pergunta foi referente a infraestrutura e saneamento básico da cidade e que medidas seriam adotadas por Beto se for eleito .

Imagem: Mariana Viana/GP1Beto Rego (Imagem:Mariana Viana/GP1)Beto Rego 

“A situação da poeira é terrível em Teresina. Precisamos de obras de infraestrutura,de saneamento básico. Eu ando em cada rua e posso ver a necessidade da população de nossa capital. Existe a Teresina que o povo não conhece. Pude ver cada rua, bairros com calçamento como aquela Pedra de Jacaré. Ruas sem asfalto, nos bairros só tem poeira. Tenho exemplo da Vila Pantanal, a Santa Bárbara, são exemplos de bairros esquecidos e que sofrem com o abandono público. Estou rouco de tanto poeira nos bairros mais pobres. É preciso instalar indústrias, gerar emprego e renda. Teresina está na mão de empresários, queremos colocá-la nas mãos do povo”, respondeu Beto.

Em seguida, Vasconcelo Pinheiro falou sobre projetos para mobilidade urbana da capital. Vasconcelo lembrou que o PSDB e o PT já tiveram representantes, mas não investiram no trânsito. “É uma vergonha, tivemos o PSDB e o PT no comando, mas nada foi feito por Teresina. Teresina precisa de geração de emprego e renda. A sociedade precisa acordar. O povo precisa de prestação de serviço”, disse Vasconcelo que indagou Beto sobre políticas de Meio Ambiente.

Rego respondeu e lembrou que os rios que banham a cidade estão “depredados e não existe política de meio ambiente. Estão acabando com rios. Não existe coleta seletiva. O aeroporto parece uma rodoviária. Não temos um polo industrial. Crescer Teresina é uma meta fundamental. Teresina está cansada dessas pessoas que estiveram no poder. Temos que acreditar no novo e em novas propostas”, destacou Beto.

Logo depois, o candidato socialista foi questionado por Wellington Dias. O petista perguntou qual seriam as propostas voltadas para tratar a grande quantidade de dependentes químicos.
“Temos que investir no combate preventivo, antes que o traficante adote nossos jovens. Temos que investir no lazer. Os jovens não tem um campo de futebol, as quadras estão sem iluminação. Nosso jovens tem que praticar esporte, para que eles possam se tornar uma "Sarah Menezes". Crianças são usadas como aviões. Temos que adotar uma social, para o ser humano” respondeu Beto.

Wellington Dias disse que seu projeto para esses jovens com envolvidos com as drogas é “investir na escola de tempo integral, dando café lanche, almoço, fazendo um acompanhamento desses jovens. Temos que focar na prática de esporte. Por isso, vamos descentralizar a administraçãoo em 23 polos de desenvolvimentos. Teremos parceria com igrejas e várias outras entidades”.

Na sequência, Beto Lembrou de uma campanha que premiaria e contemplaria o setor de esporte. O socialista lembrou que “foi feita a campanha ‘nota bate um bolão’ onde premiações não foram pagas. Essa forma não beneficia o esporte. É preciso respeitar os jovens. Essas 23 subprefeituras, fico com medo. Não seriam 23 cabides de emprego para colocar as pessoas que não vão contribuir com desenvolvimento de Teresina?", disse o candidato.

Maklandel Aquino

Na segunda rodada, o candidato do PSOL, Maklandel Aquino foi questionado pelo mediador o que o mesmo faria para melhorar o transporte da capital.

“Esse modelo de transporte não funciona em Teresina e em nenhum lugar do país. É reflexo da redução do IPI depois teremos que fazer rodízio de placas. Defendemos que o poder público estimule o cidadão para deixar o carro em casa e usar transporte público, mas para tal, tem que haver um transporte de qualidade. Temos que baixar a tarifa, higienizar os coletivos. Tem que levar ônibus para circular em cidades”, falou o Maklandel que em seguida foi questionado pelo candidato do PSDB, Firmino Filho, sobre o que poderia ser feito para melhorar a situação da urgência e emergência de Teresina.

Imagem: ReproduçãoMaklandel Aquino(Imagem:Reprodução)Maklandel Aquino

“Temos que fazer um controle e aplicação de recursos públicos na saúde. Ampliar o quadro do programa saúde da família. Vamos investir nos hospitais dos bairros para evitar que as pessoas tenham que ir para o HUT, que tem espaço ocioso onde se poderia colocar leitos. Falta política voltada para a política pública de saúde”, falou.

Firmino disse que vai solicitar que leitos do Hospital de Urgência sejam disponibilizados para paciente do HUT. “Quero pedir que o HU possa ter 100 leitos para HUT. Temos que ter direção técnica e não política” , declarou o tucano.

Imagem: Manuel CoelhoPrefeito Elmano Férrer(Imagem:Manuel Coelho)Prefeito Elmano Férrer

Em seguida, Elmano perguntou o que Maklandel faria para gerar emprego e renda. “Queremos ampliar os valores financiados pelo Banco Popular de Teresina para o pequeno empreendedor. Quero aumentar prazo de pagamento e diminuir os juros”, disse Maklandel.

Já Elmano Férrer explicou que: “Estamos voltados para os polos Norte e Sul. Vamos investir massivamente em qualificação. Vamos criar políticas de incentivos para industrias. Fizemos concursos públicos, dentre outras ações”.

Daniel Solon

Em seguida, Daniel Solon foi perguntado por Douglas Cordeiro qual seria a primeira medida adotada por ele se fosse eleito. “A primeira ação é revogar aumento da passagem. Eu iria baixar para R$ 1,70. Iria criar empresa pública de transporte para substituir empresa que controla o setor”, avaliou.

Depois Beto Rego perguntou a Daniel Solon sobre seus projetos para inclusão social. O candidato do PCB disse que “acabaria com os latifúndios que servem para financiar as campanhas. Faria obras para beneficiar a população. Temos que ter projetos para Teresina pois temos mão de obra”.

Imagem: ReproduçãoDaniel Solon(Imagem:Reprodução)Daniel Solon

Já Beto Rego disse que se fosse eleito, a inclusão social seria feita para “jovens, idosos e pessoa com deficiência. Temos que ter acessibilidade para cadeirantes e idosos. Tem rua que precisa ser asfaltada. As mulheres precisam participar mais da vida pública”, lembrou.

Logo depois, Daniel foi indagado por Vasconcelo Pinheiro sobre projetos para moradia e Solon disse que “teria que acabar com especulação imobiliária”. O candidato do PCB disse que a maioria das pessoas que necessitam de casa não a tem. Em contrapartida, de acordo com ele, "tem pessoas que possuem residência, mas que são comtempladas pelos programas e teria que haver uma maior fiscalização”, disse Daniel Solon.

Imagem: Germana Chaves / GP1Wellington DIas (PT)(Imagem:Germana Chaves / GP1)Wellington DIas (PT)

Na quarta rodada do debate da TV Antena 10, intitulado ‘Fogo Cruzado’, o candidato Wellington Dias (PT) respondeu as perguntas dos candidatos Maklandel Aquino (PSOL) e Firmino Filho (PSDB). Um dos questionamentos do candidato do PSOL foi em relação a política de Wellington Dias para o meio ambiente. Dias afirmou que tem como projeto a revitalização dos rios que banham a cidade de Teresina com a plantação de matas ciliares.

Maklandel lembrou que enquanto Wellington estava a frente do governo do estado, a empresa Suzano se instalou no Piauí. Em resposta, Wellington afirmou que não se arrepende do apoio a empresa no Piauí pois, segundo ele, são R$ 6 bilhões a serem investidos.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Firmino Filho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Firmino Filho

Firmino Filho lembrou que, na época em que o candidato do PT era governador, a administração não aplicava os 2% necessários para a saúde. Wellington respondeu dizendo que existe uma unidade básica da saúde para cada grupo de 2.400 habitantes, fruto do seu trabalho frente ao governo do estado.

Em seguida, foi a vez de Elmano Férrer responder as perguntas de Daniel Solon (PSTU) e Beto Rego (PSB). A princípio, Elmano reafirmou que sua gestão, enquanto prefeito de Teresina, assumiu a preocupação com a regularização fundiária, pois as áreas invadidas representam um dos principais problemas da cidade. Segundo Elmano, a prefeitura já conseguiu tirar 1300 família da área de risco.

Daniel Solon pediu esclarecimento quanto as notificações que seu partido (PSTU) e o Sindicato dos Professores Municipais receberam em decorrência da greve da categoria. Sobre o assunto, Elmano disse que essa é uma questão do setor jurídico da prefeitura e que não mandou repreender nenhuma categoria.

Imagem: ReproduçãoVasconcelos Pinheiro(Imagem:Reprodução)Vasconcelos Pinheiro

Vasconcelos Pinheiro (PCB) usou o tempo para responder perguntas de Wellington Dias e Maklandel para apresentar suas propostas se reportando diretamente aos telespectadores. Vasconcelos desabafou que a população pobre morre a míngua nos hospitais públicos de Teresina. Ele defendeu ainda a realização de concurso público para o setor terceirizado da prefeitura de Teresina.

Na sétima e última rodada, Firmino Filho respondeu aos questionamentos de Elmano Férrer e Daniel Solon.  Elmano enfatizou a implantação da integração em Teresina e comparou aos 8 anos que Firmino passou a frente da prefeitura e não fez.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.