Traficantes ligados ao Comando Vermelho convocaram moradores para fazer uma mobilização com centenas de motocicletas no momento em que estava ocorrendo uma operação policial no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro-RJ, com o objetivo de atrapalhar o trabalho da Polícia Militar.
Segundo a PM do Rio de Janeiro, mais de 40 motocicletas utilizadas nessa ação foram apreendidas. A convocação ocorreu por meio de grupos em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, mas há relatos de moradores que foram ameaçados para participar dos atos.
A operação policial no Complexo do Alemão foi organizada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, tendo como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por roubos de veículos, cargas e combustíveis, além de tentativas de roubos a agências bancárias.
O confronto entre traficantes e policiais deixou ao todo 18 mortos, sendo 16 criminosos, uma mulher até então inocente e um policial militar. Durante os confrontos, os criminosos estavam com armamento considerado de guerra. Eles usaram metralhadoras ponto 50, lançaram granadas contra os policiais, jogaram óleo nas vias e usaram dezenas de barricadas para impedir o avanço dos blindados.
Ver todos os comentários | 0 |