A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o edital do primeiro leilão de transmissão de energia elétrica de 2024, com data marcada para 28 de março. O Piauí está entre os 14 estados que serão contemplados com os novos empreendimentos, que visam expandir a rede básica do Nordeste para possibilitar o pleno escoamento das usinas já contratadas na região.
O leilão tem como objetivo contratar R$ 18,2 bilhões em investimentos para a construção de 6.464 km de linhas e subestações com 9.200 MW em capacidade de transformação. A expectativa é de geração de 35.000 empregos diretos e indiretos com a execução dos empreendimentos.
Os 15 lotes ofertados somam mais de 60 instalações de transmissão, incluindo 40 novas linhas de transmissão e 13 seccionamentos de linhas existentes, totalizando 6.464 km; além de 12 novas subestações e 2 novos pátios, com 9.200 MW de capacidade de transformação. As empresas vencedoras terão de 36 a 72 meses para colocar os projetos de pé e ganharão uma concessão de 30 anos para operar as estruturas.
O investimento em novas linhas será bancado pelos consumidores de energia por meio das contas de luz. As empresas vencedoras serão remuneradas por meio das tarifas de energia. O critério para definir os ganhadores é o deságio, ou seja, vencerá a empresa que oferecer maior desconto sobre a Receita Anual Permitida (RAP) máxima definida para cada contrato.
O edital final do leilão deve ser publicado no Diário Oficial da União até o próximo dia 26. A expectativa é que os contratos sejam assinados até o final de junho.
Ver todos os comentários | 0 |