O governador Wellington Dias assinou decreto nº 19.692 que declara situação de emergência nas áreas de 36 municípios afetados pela seca. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (26).
Clique aqui e confira o decreto na íntegra
Segundo o decreto, foi considerada a irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios piauienses, sobretudo os da região do semiárido, em especial dos aglomerados dos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, e Vales dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da SEMAR provenientes das estações de acompanhamento do INMET e ANA.
Consta ainda que levantamento sistemático da produção agrícola realizado pelo IBGE demostra que a safra no Estado, em especial nos municípios do semiárido, ainda não foi totalmente restabelecida e que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’água dos municípios, além dos frequentes registros de exaustão de água nos poços artesianos localizados na região do sedimentar cristalino.
Com o decreto, ficam acionados, em sua plenitude, os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.
Confira abaixo a lista dos 36 municípios
Acauã
Alagoinha
Alegrete do Piauí
Avelino Lopes
Belém do Piauí
Bonfim do Piauí
Caldeirão Grande Campinas
Campo Alegre do Fidalgo
Capitão Gervásio Oliveira
Caracol Curimatá
Fartura do Piauí
Floresta do Piauí
Francisco Macedo
Francisco Santos
Fronteiras
Guaribas
Itainópolis
Júlio Borges
Jurema do Piauí
Lagoa do Barro
Marcolândia
Massapê do Piauí
Monsenhor Hipólito
Morro Cabeça no Tempo
Padre Marcos
Pio IX
Queimada Nova
Santa Cruz do Piauí
Santo Inácio
São Braz do Piauí
São Julião
São Lourenço
Várzea Branca
Wall Ferraz
Ver todos os comentários | 0 |