O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Justiça, anunciou que tem a previsão de chamar 43 novos agentes penitenciários até o fim do ano de 2019. Os novos agentes foram aprovados no concurso realizado em 2016.
A Sejus ainda comunicou que deve abrir uma nova turma de formação de agentes no primeiro semestre do próximo ano. O presidente do sindicato dos agentes penitenciários (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, disse que o chamamento de novos agentes é importante e que ainda tem 166 aprovados que não fizeram o curso de formação.
“O número é pouco, mas é importante para a situação e a realidade que vivemos hoje no sistema carcerário. O sistema continua hoje com 5.500 detentos, divididos nas casas prisionais, a maioria delas estão com 4 vezes mais a capacidade, com exceção da unidade recém-inaugurada de Altos”, comentou.
“Os agentes estão fazendo um trabalho para garantir a segurança, mas a gente chama a atenção pra esse pouco número de agentes. Esse número que devem chamar agora é um reforço, mas quando distribuir, se torna um número muito pequeno”, relatou.
Ele disse ainda que propôs que o Governo do Estado realize um novo curso de formação e estágio.. “Esse estágio, na grade do curso, seria feito dentro do estabelecimento em determinados horários com segurança, estramos trabalhando nisso”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |