Até o dia 8 de setembro o Tribunal de Justiça do Piauí está participando da XIV Semana Nacional de Conciliação. O presidente do TJ-PI, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destacou a importância desse tipo de ação para a redução e resolução dos processos.
Ele explicou que o Estado do Piauí já tem trabalhado com a questão das conciliações e que a maioria dos processos analisados serão de natureza pré-processual, ou seja, eles tentam resolver qualquer tipo de reclamação por meio da conciliação, evitando um processo judicial formal.
- Foto: Lucas Dias/GP1Sebastião Ribeiro Martins
“São 2.500 processos [que serão analisados], dos quais 2000 são pré-processual. Então essa é a importância dessa semana de conciliação para o poder judiciário, a cada ano no Piauí vamos avançando e depois da vigência do novo Código de Processo Civil, que determina que todo processo seja enviado ao Centro Judiciário de Solução de Conflito. Desde fevereiro são encaminhados para o Cejus, e essa semana é apenas uma concentração”, explicou Sebastião Ribeiro Martins.
A XIV Semana Nacional de Conciliação é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça, envolvendo os Tribunais Federais, de Justiça e do Trabalho. A iniciativa visa dar resolutividade aos problemas de pensão alimentícia, divórcio, guarda de menores e dívidas financeiras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Semana de Conciliação visa negociar 119 mil dívidas em Teresina
TJ-PI realiza a XIV Semana Nacional de Conciliação em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |