Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias comemora o resultado do Encontro dos Governadores do Nordeste

Wellington disse que a "Carta de Teresina" será elaborada com subsídios suficientes para melhorar a situação do Nordeste nas três áreas que estavam sendo debatidas.

O resultado do IV Encontro dos Governadores do Nordeste, realizado em Teresina, foi considerado positivo pelo anfitrião do evento, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Ele informou que ao final do evento, foram necessários alguns ajustes, mas destacou que no geral a "Carta de Teresina" será elaborada com subsídios suficientes para melhorar a situação do Nordeste nas três áreas que estavam sendo debatidas no encontro: Previdência Social, Justiça/Segurança e Ciência e Tecnologia.
Imagem: Bruna DiasGovernador Welligton Dias(Imagem:Bruna Dias)Governador Welligton Dias
Sobre a segurança, Wellington reconheceu que o setor precisa ser priorizado a exemplo da educação e da saúde.

“A segurança precisa ser uma prioridade, assim como foi feito com a educação e com a saúde. É preciso fazer a integração entre as Polícias Rodoviária Federal, Estadual, com seus equipamento junto com a Civil e Militar. Isso em cada um dos estados já faz uma grande diferença”, analisou.

O governador ainda falou sobre a necessidade de “trabalhar com o judiciário, com o Ministério Público já que a segurança também depende desses setores para a resolução dos problemas”.
Imagem: Lucas Dias/GP1Governadores Flávio Dino, Camilo Santana, Robinson Faria e Belivaldo Chagas (Governador em exercício de Sergipe)(Imagem:Lucas Dias/GP1)Governadores Flávio Dino, Camilo Santana, Robinson Faria e Belivaldo Chagas (Governador em exercício de Sergipe)
A respeito da federalização dos presídios, Wellington Dias disse que foi aprovada na "Carta de Teresina" a garantia, pelo Fundo de Segurança Pública, de ter pelo menos um presídio federal em cada um dos estados do Nordeste.

“Com os presídios federalizados, os presos mais perigosos ficariam separados do sistema do estado. Isso garantiria as condições de, inclusive, colocar os nossos policiais, que hoje estão como vigias desses presídios, a serviço da população”, idealizou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Encontro de Governadores do Nordesye(Imagem:Lucas Dias/GP1)Encontro de Governadores do Nordesye
No setor da Previdência Social ficaram engatilhados dois pontos tidos como primordiais para resolver os problemas desse tema.

“O primeiro ponto é que vamos montar um grupo de trabalho que vai ficar com as equipes dos estados e do ministério da previdência trabalhando em dois caminhos: ajudando na legislação desses entes federados para que se adequem as novas mudanças do Brasil e depois a organização de um fundo que permita equilibrar a previdência”, comentou Wellington.
Imagem: Lucas Dias/GP1Encontro de Governadores do Nordeste(Imagem:Lucas Dias/GP1)Encontro de Governadores do Nordeste

Ainda sobre o fator previdenciário, Dias reforçou dizendo que as medidas acima citadas são de extrema importância para garantir o pagamento de aposentados e pensionistas. “Essas são algumas alternativas apontadas para financiarmos o pagamento de aposentados e pensionistas. Além disso, sobrariam mais recursos para investir em outras necessidades de nosso povo”, disse o governador piauiense.

Wellington Dias reafirmou a carência de investimentos no setor da Ciência e Tecnologia, sobretudo, no Nordeste.
Imagem: Lucas Dias/GP1Encontro de Governadores do Nordeste(Imagem:Lucas Dias/GP1)Encontro de Governadores do Nordeste

“O Nordeste é a região mais atrasada do Brasil nessa área. Tivemos o entendimento com o ministro Aldo Rebelo, de que devemos ter uma agenda com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e com o Ministério das Comunicações para poder tratar de um plano para o Nordeste. Diante desse primeiro passo vamos voltar mais nossa atenção para essa área”, explicou Dias.

Wellington frisou que todos os pontos debatidos no encontro serão colocados na “Carta de Teresina” que será levada ao Governo Federal com a finalidade de melhorar a realidade de cada temática abordada durante os dois dias de evento.
Imagem: Bruna Dias / GP1Governador Welligton Dias(Imagem:Bruna Dias)Governador Welligton Dias

“Esperamos que o mais rápido possível essas questões destacadas nessa Carta de Teresina possam ser postas em prática. Elas serão apresentadas ao Governo Federal e aguardamos colher os resultados positivos”, concluiu Wellington Dias.

O evento que iniciou na ultima quinta (16) foi encerrado na tarde desta sexta-feira (17) e contou com a presença dos nove governadores do Nordeste, bem como com os ministros e representantes dos setores discutidos.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.