O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, desenvolve o Projeto Identidade Local: A Alma do Design, no âmbito do Projeto Design, Moda e Decoração, executado pela instituição.
O projeto, que está em sua segunda edição, conta com a coordenação do estilista Walter Rodrigues. Doze empresas fazem parte dessa etapa do projeto, que envolve os segmentos de artesanato, vestuário, movelaria e decoração. Quatro empresas aderiram à iniciativa desde a primeira edição e oito começaram a ser atendidas este ano.
De acordo com o analista do Sebrae no Piauí, Libni Milhomen, a primeira parte do processo de construção da identidade é a realização de pesquisas e registros fotográficos por parte das empresas.
“Nessa etapa buscamos extrair um pouco da história da empresa e sua linha de atuação. Através de registros fotográficos, tanto do ambiente da empresa, quanto do seu entorno, buscamos identificar, por exemplo, algum elemento da natureza ou da arquitetura que simbolize a história daquela empresa. Todo o material coletado serve de base para a construção da identidade da empresa”, explica Milhomen.
Na segunda etapa, Walter Rodrigues, visita in loco as empresas atendidas pelo projeto fazendo as orientações e repensando suas estruturas. Rodrigues ressalta que a consultoria busca implantar uma metodologia de criação com planejamento e estratégia, independentemente do produto a ser feito na coleção.
“Trabalhamos focados em tudo que envolve não só a história do empresário, mas da empresa. O bairro, aonde essa pessoa vive, como ela percebe o lugar. Tudo influencia nas escolhas que serão feitas para contar a história da coleção”, afirma Rodrigues.
O estilista comenta ainda sobre o aspecto automatizado das empresas na atualidade. “A gente precisa emocionar as pessoas. Quando dizemos a um empresário de moda, por exemplo, que vamos precisar contar uma história, ele logo nos pergunta quantas peças, quando deveria dizer que possui uma história e quer falar sobre ela. O que me encanta nesse projeto é que por um período de sete meses a gente fala com as pessoas sobre isso. Criamos produtos em cima dessa ideia, discutimos a possibilidade da emoção, contanto um história”, conclui Rodrigues.
As coleções serão apresentadas na Piauí Sampa, que acontecerá em junho em São Paulo; e no Ecomoda, que será realizado no segundo semestre em Teresina. Maiores informações sobre o Projeto Identidade Local podem ser obtidas na Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae no Piauí, localizada no 1° andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou pelo telefone (86) 3216-1300 – Ramal 1419.
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O projeto, que está em sua segunda edição, conta com a coordenação do estilista Walter Rodrigues. Doze empresas fazem parte dessa etapa do projeto, que envolve os segmentos de artesanato, vestuário, movelaria e decoração. Quatro empresas aderiram à iniciativa desde a primeira edição e oito começaram a ser atendidas este ano.
Imagem: ReproduçãoEstilista Walter Rodrigues
O objetivo é incentivar a construção de uma identidade para as empresas, que deve ser refletida na criação das peças.De acordo com o analista do Sebrae no Piauí, Libni Milhomen, a primeira parte do processo de construção da identidade é a realização de pesquisas e registros fotográficos por parte das empresas.
“Nessa etapa buscamos extrair um pouco da história da empresa e sua linha de atuação. Através de registros fotográficos, tanto do ambiente da empresa, quanto do seu entorno, buscamos identificar, por exemplo, algum elemento da natureza ou da arquitetura que simbolize a história daquela empresa. Todo o material coletado serve de base para a construção da identidade da empresa”, explica Milhomen.
Na segunda etapa, Walter Rodrigues, visita in loco as empresas atendidas pelo projeto fazendo as orientações e repensando suas estruturas. Rodrigues ressalta que a consultoria busca implantar uma metodologia de criação com planejamento e estratégia, independentemente do produto a ser feito na coleção.
“Trabalhamos focados em tudo que envolve não só a história do empresário, mas da empresa. O bairro, aonde essa pessoa vive, como ela percebe o lugar. Tudo influencia nas escolhas que serão feitas para contar a história da coleção”, afirma Rodrigues.
O estilista comenta ainda sobre o aspecto automatizado das empresas na atualidade. “A gente precisa emocionar as pessoas. Quando dizemos a um empresário de moda, por exemplo, que vamos precisar contar uma história, ele logo nos pergunta quantas peças, quando deveria dizer que possui uma história e quer falar sobre ela. O que me encanta nesse projeto é que por um período de sete meses a gente fala com as pessoas sobre isso. Criamos produtos em cima dessa ideia, discutimos a possibilidade da emoção, contanto um história”, conclui Rodrigues.
As coleções serão apresentadas na Piauí Sampa, que acontecerá em junho em São Paulo; e no Ecomoda, que será realizado no segundo semestre em Teresina. Maiores informações sobre o Projeto Identidade Local podem ser obtidas na Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae no Piauí, localizada no 1° andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou pelo telefone (86) 3216-1300 – Ramal 1419.
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