Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Prefeito Joãozinho Félix conta curiosidades e história da Fazenda Tocaia

A propriedade pertence à família Gayoso Freitas, e é símbolo de cultura para os campomaiorenses.

A Prefeitura de Campo Maior organizou uma produção que conta as curiosidades sobre uma das fazendas mais antigas do município, marcada pelas histórias que remontam ao período colonial. Até os dias atuais, a Fazenda Tocaia, de propriedade da família Gayoso Freitas, é símbolo de cultura para os campomaiorenses.

No vídeo divulgado nessa segunda-feira (24) nas redes sociais, o prefeito Joãozinho Félix, junto com o proprietário da fazenda e especialistas, conta um pouco da história em torno da construção. “Nossa história é bonita é bela e que tem uma grande importância para nós campomaiorenses. Inclusive se fala que aconteceu aqui na Fazenda Tocaia o enterro de um dos soldados de Fidié”, contou o prefeito.

Herança de mais de 200 anos

A propriedade foi passada de geração em geração aos descendentes de José Gayoso de Freitas. O proprietário da fazenda, Armando Gayoso, abriu as portas do imóvel para revelar um pouco dos acontecimentos históricos protagonizados ali. “Ela [fazenda] remonta ao que se sabe aos anos 1840, portanto ela já tá com quase 200 anos. E ela chegou a nossa família hoje Gayoso/Freitas através do nosso tataravô Clemente Pires Ferreira, e por uma sessão de heranças ela chegou ao meu pai e hoje ele também já falecido, ficou com os filhos”, afirmou o proprietário.

Na época do comércio de cera de carnaúba, a Fazenda Tocaia também foi uma importante exportadora da mercadoria. “Ela fez parte de uma rede de lojas chamada Casa Almendra, exportadora de cera de carnaúba e fazendo escambo com tecidos, alimentos, ferragem, couro para vaqueiro”, continuou Armando Gayoso.

Foto: Reprodução/InstagramFazenda Tocaia em Campo Maior
Fazenda Tocaia em Campo Maior

Primeira fazenda com sobrado do Piauí

Mostrando que também foi pioneira no quesito construção, a Fazenda Tocaia também foi a primeira fazenda a ser construída com um sobrado, feitas pelos escravos. Para a turismóloga Jéssica Freitas, esse é mais um dos aspectos que mostram a relevância dessa propriedade para a cultura e história de Campo Maior.

“Ela é a única fazenda do Piauí do período colonial que tem o segundo pavimento, que tem essa formação de sobrado. Então a arquitetura em si já é um atrativo. Aqui teve uma relevante representação do mercado no início da colonização de Campo Maior, no início do comércio, e de acordo com as histórias dos mais antigos, essa região da Tocaia ela era uma rota de fuga. Então acredita-se que as tropas de Fidié passaram aqui pela Tocaia”, ressaltou a especialista.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->