A Campanha Setembro Verde, que visa dar visibilidade e promover os direitos das pessoas com deficiência, existe desde 2015, mas tem sido pouco abordada pela atual gestão municipal de Teresina.
A luta contra o preconceito enfrentado por pessoas com deficiência é uma questão histórica no Brasil e a falta de políticas públicas adequadas ameaça comprometer os avanços conquistados ao longo das décadas.
Iasminne Pinheiro, candidata a vereadora pelo PT, ressaltou a importância deste mês para a Campanha Setembro Verde, que inclui o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. “O objetivo é promover a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência, quebrando barreiras preconceituosas, despertando a autonomia e elevando a autoestima”, destacou Iasminne Pinheiro.
No contexto local, a realidade é alarmante: as pessoas com deficiência enfrentam dificuldades para acessar a educação inclusiva, o que prejudica sua inserção no mercado de trabalho. “Devemos pensar na inclusão de crianças e adultos. Sem acesso a oportunidades laborais, essas pessoas enfrentam obstáculos para garantir uma moradia digna e outros direitos fundamentais. Por isso, é urgente construir uma Teresina mais inclusiva, livre de barreiras preconceituosas”, completou Iasminne Pinheiro.
Além disso, a candidata propõe que, junto ao candidato a prefeito Fábio Novo, sejam implantadas creches de tempo integral, inclusivas e seguras, espaços de lazer adequados, além da criação de uma secretaria dedicada às pessoas com deficiência, uma ideia de Fábio Novo, que visa implementar outras ações em prol desse público na cidade.
Censo
De acordo com o último censo, cerca de 200 mil pessoas, entre crianças e adultos, possuem algum tipo de limitação física ou cognitiva em Teresina. O que representa 25% da população local.
Ver todos os comentários | 0 |