O Núcleo de Estudos Avançados em Segurança Pública do Piauí, chefiado pelo delegado João Marcelo, divulgou nessa segunda-feira (09) o balanço do número de ocorrências de furtos e roubos no centro de Teresina e revelou uma redução de 60,18% no mês de agosto, quanto ao registro de roubo.
Os dados indicam uma redução na frequência de furtos. Em março de 2024, por exemplo, o número de ocorrências diminuiu 47,89% em comparação com o mesmo mês de 2023. Em agosto, também houve uma queda significativa, com 41,99% menos furtos registrados.
Quanto aos roubos, houve uma redução geral de 37,14%. O mês de julho de 2024 se destacou com uma queda de 66,19% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Agosto também seguiu essa tendência, com uma diminuição de 60,18% nas ocorrências.
“Esses resultados indicam um avanço no combate aos crimes patrimoniais na região central da capital piauiense, especialmente nos meses de maior vulnerabilidade devido ao aumento das atividades comerciais e da circulação de pessoas. As operações realizadas pelas Forças de Segurança, aliadas ao reforço no policiamento ostensivo, contribuíram para a redução das ocorrências, tornando o centro de Teresina mais seguro para a população”, disse o secretário de Segurança, Chico Lucas.
De acordo com o delegado Tales Gomes, a Operação Saturação intensificou as abordagens no centro de Teresina, contribuindo para a redução de ocorrências contra o patrimônio nessa região. “É uma operação determinada pelo secretário de segurança, Chico Lucas, e pelo delegado-geral, Luccy Keiko, em resposta à ocorrência de crimes patrimoniais na região central de Teresina. A Polícia Civil tem realizado abordagens, principalmente no período noturno, às pessoas que transitam pelo centro. Essas pessoas são abordadas, conferimos a qualificação e, em razão disso, já foram cumpridos seis mandados de prisão desde o início da operação, no primeiro final de semana de agosto. Portanto, temos observado uma redução considerável nas ocorrências de roubo. É uma redução importante e significativa, mostrando que o caminho é esse: o trabalho, as abordagens, visando a repressão desses crimes patrimoniais na região central”, completou o delegado Tales Gomes.
Ver todos os comentários | 0 |