A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) realizou, nesta terça-feira (25), solenidade em celebração aos 189 anos de história da corporação. O evento, que contou com a presença do governador Rafael Fonteles (PT), foi marcado pela promoção de 736 oficiais e praças, além da outorga da Medalha do Mérito Policial Militar a 162 homenageados.
O governador do Piauí ressaltou a importância da Polícia Militar para o Estado do Piauí e enfatizou que os investimentos na corporação servem para fortalecer o compromisso com a promoção do bem-estar social.
“Importante a gente prestigiar os cento e oitenta e nove anos da nossa Polícia Militar, que presta relevante serviço para a sociedade piauiense. É um momento em que a gente, além de prestigiar, também faz a promoção de diversos policiais militares, que alcançaram a posição nova a partir da antiguidade ou do merecimento, e, portanto, é mais um compromisso nosso em fortalecer as forças de segurança do estado do Piauí, para promover a paz social, que é uma prioridade absoluta do povo do Piauí”, afirmou Rafael Fonteles.
O comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, destacou o empenho dos policiais da corporação e falou da evolução da PM ao longo dos anos. “É uma honra comandar a Polícia Militar, e é uma carga de responsabilidade muito grande. São duzentos e vinte e quatro municípios, mais de três milhões em meio de habitantes, e a gente tem essa responsabilidade de manter a paz e a ordem. Só temos a agradecer, a colaboração de todos os que fazem a Polícia Militar, que com abnegação, com dedicação, fazem o seu compromisso de bem servir ao povo, mantendo a paz, a ordem e a tranquilidade pública”, declarou.
Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí, enalteceu o trabalho da Polícia Militar, enquanto instituição que atua para preservar a vida e o patrimônio das pessoas. “A Polícia Militar sempre foi a força de segurança pública do Estado, garantindo a ordem, e com a evolução do Estado de democrático de direito ela hoje é responsável pela garantia da lei, da segurança pública e, principalmente, do respeito às pessoas, ao patrimônio e a vida. E nesse sentido, a gente só enaltece o trabalho de cada um desses homens e mulheres que fazem a Polícia Militar”, frisou.
Promoções e homenagens
Durante o evento, 736 policiais, entre oficiais e praças, foram promovidos, para as patentes de cabo, sargento, subtenente, tenente, capitão e coronel. Além disso, 162 pessoas foram condecoradas com a Medalha do Mérito Policial Militar. Desse número, 79 homenageados são policiais militares, 31 civis, 23 comandantes-gerais e 24 policiais de outros estados, cinco militares das Forças Armadas, além da Capitania dos Portos.
O tenente-coronel Werick Lima, da Polícia Militar do Estado da Paraíba, foi um dos agraciados com a medalha. Ele revelou que tem uma relação próxima com as tropas piauienses há décadas. “Esse ano a gente ficou muito satisfeito porque a Polícia Militar do Piauí reconheceu essa parceria com a Polícia Militar da Paraíba, na minha pessoa e na pessoa do major Porfírio. O nosso entendimento é de que cada vez mais juntos, mais fortes”, pontuou.
Ver todos os comentários | 0 |