Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Deputado Jeová Alencar é submetido a cateterismo e passa bem

A informação foi confirmada ao GP1 pelo parlamentar neste sábado (23), em conversa por telefone.

O vice-prefeito eleito de Teresina, deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) passou por um procedimento de cateterismo no Hospital Unimed, após ter realizado exames de rotina nessa última sexta-feira (22). A informação foi confirmada ao GP1 pelo parlamentar neste sábado (23), em conversa por telefone. O deputado está bem e plenamente consciente com boa recuperação.

"Eu fui fazer uma bateria de exames de rotina e como já tenho problemas cardíacos, o médico me orientou a fazer um cateter, que nada mais é um exame invasivo. Isso é para garantir que as veias estejam desobstruídas e ainda tenho colesterol alto. Tudo isso requer cuidados. E agora passamos por uma campanha muito intensa e não tive tempo de adotar os cuidados necessários. Mas, não passei mal, não teve infarto, nada disso. Estou bem", disse Jeová Alencar ao GP1.


Foto: Lucas Dias/GP1Jeová Alencar
Jeová Alencar

No ano passado, em maio, o Jeová Alencar já tinha passado por cirurgia cardíaca, após sofrer um infarto agudo do miocárdio. O parlamentar foi submetido a um cateterismo cardíaco de urgência que evidenciou obstrução grave em uma artéria do coração. No mesmo procedimento, foi realizada angioplastia coronária com implante de Stent.

O que é cateterismo

O cateterismo é um procedimento médico invasivo utilizado para diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares. Ele envolve a introdução de um cateter, que é um tubo fino e flexível, em uma artéria ou veia, geralmente na região da virilha, braço ou pescoço. O cateter é guiado até o coração ou vasos sanguíneos para permitir a avaliação detalhada de estruturas como artérias coronárias, válvulas cardíacas e câmaras do coração. Durante o exame, pode-se injetar um contraste para visualizar o fluxo sanguíneo em imagens de raio-X.

O cateterismo também pode ser terapêutico, sendo usado para realizar intervenções, como desobstrução de artérias com a implantação de stents ou correção de defeitos estruturais do coração. Apesar de ser considerado relativamente seguro, o procedimento pode apresentar riscos, como sangramentos, infecções ou reações ao contraste, sendo indicado apenas quando necessário e realizado por especialistas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.