Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Justiça manda TV Clube suspender pesquisa irregular para prefeito de Teresina

Na decisão, a juíza eleitoral determinou aplicação de multa de R$ 53 mil em caso de descumprimento.

A juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 1ª zona eleitoral, determinou, neste domingo (06), a suspensão imediata da divulgação da pesquisa irregular de intenção de votos do Instituto Quaest para prefeito de Teresina. A magistrada atendeu a pedido impetrado pelo grupo de Sílvio Mendes, candidato a prefeito pelo União Brasil, na Justiça Eleitoral.

Na decisão, a magistrada suspendeu a pesquisa “até que sejam apresentados os devidos esclarecimentos quanto às distorções apresentadas no que se refere aos cálculos que modificaram a ordem dos candidatos quando da divulgação da intenção de votos válidos”, conforme consta em trecho da decisão.


Foto: Lucas Dias/GP1Sílvio conversa com a imprensa
A juíza atendeu a pedido impetrado pela defesa de Sìlvio Mendes

Em outro trecho de sua determinação, a juíza Junia Maria destacou que a pesquisa trouxe, em uma análise inicial, confusão ao eleitorado teresinense. “Parece-me que a forma como os resultados da pesquisa questionada se apresentam podem influenciar ou gerar alguma confusão na opinião dos eleitores e eleitoras, especificamente no que se refere à modificação da ordem dos candidatos quando se calcula a intenção dos votos válidos”, analisou a juíza.

Demais trechos da decisão

Em caso de descumprimento da decisão, a magistrada determinou multa de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil, duzentos e cinco reais). Além disso, determinou a intimação da Quaest Pesquisas, Consultoria e Projetos LTDA e TV Rádio Clube de Teresina, para que apresentem defesa em dois dias, caso queiram. Já o Ministério Público Eleitoral tem um dia para se manifestar sobre o caso.

A pesquisa

A Quaest divulgou pesquisa de intenção de votos para prefeito de Teresina nesse sábado (05), demonstrando que Sílvio Mendes lidera nos cenários espontânea e estimulada. Porém, quando contabilizados os votos válidos da estimulada, o médico aparece em segundo lugar, com 47%.

Em ação impetrada na Justiça Eleitoral, a defesa de Sílvio Mendes argumentou que o critério utilizado pelo instituto para chegar a esse resultado não condiz com a matemática exata que deve ser considerada nos votos válidos. Na ação também é feita a demonstração dessa matemática, que caso fosse adotada no levantamento pela Quaest, Sílvio Mendes apareceria com 48,86% dos votos válidos. Por conta disso, foi apontado a deficiência técnica da pesquisa, motivo pelo qual foi alvo de constatação da coligação.

Sílvio Mendes diz que formalizará queixa-crime eleitoral

Em conversa com o GP1 neste domingo (06), o candidato a prefeito Sílvio Mendes declarou que ainda formalizará queixa-crime eleitoral. “Daremos conhecimento à Globo Nacional e faremos queixa crime eleitoral ao editor”, disse Sílvio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.