Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina lidera ranking com maior número de denúncias eleitorais no Piauí

Conforme levantamento atualizado nesta quarta-feira (02), a capital piauiense totalizou 56 queixas.

Teresina lidera o ranking das três cidades piauienses com maior registro de denúncias eleitorais no aplicativo Pardal, uma ferramenta fornecida pela Justiça Eleitoral para que a população também atue na fiscalização da conduta de candidatos, partidos, coligações e federações. Conforme levantamento atualizado nesta quarta-feira (02), a capital piauiense totalizou 56 denúncias desde 16 de agosto, quando teve início a campanha eleitoral.

A diferença é pouca comparada a Parnaíba, segunda colocada do ranking com 51 denúncias de irregularidades eleitorais. No terceiro lugar do pódio está a cidade de Cabeceiras do Piauí, com 43 denúncias.

Foto: Joédson Alves/Agência BrasilAplicativo Pardal
Aplicativo Pardal

No cenário estadual, foram totalizadas 487 comunicações de atos ilícitos ou irregulares em campanhas eleitorais. Grande parte delas tem como alvo os candidatos às Prefeituras, com 165, seguidos pelos nomes que concorrem ao Legislativo, com 161. Em terceiro lugar estão os partidos, coligações e federações, que já foram alvos de 156 das denúncias.

Grande parte das queixas feitas pelo aplicativo Pardal são motivadas por propaganda eleitoral irregular feita pela internet, a omissão de informações obrigatórias e uso de bem público.

Como baixar o aplicativo

O Pardal está disponível nas lojas de aplicativo dos sistemas Android e IOS. O uso dele é gratuito, com o objetivo de informar a Justiça Eleitoral e o Ministério Público sobre as infrações nas campanhas eleitorais.

Neste ano, além de preencher um formulário voltado especificamente para propaganda nas ruas e na internet, o denunciante também deve apresentar comprovação mínima da irregularidade denunciada, por meio de fotos ou vídeos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.