A Fundação Municipal de Saúde (FMS) revelou, nesta terça-feira (20), que Teresina tem dois casos suspeitos de febre maculosa, conforme Boletim Epidemiológico dessa segunda-feira (19).
Conforme as informações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da FMS, são duas pacientes de Caxias, no Maranhão, que estão com suspeita de febre maculosa. Os casos foram notificados em Teresina porque as pacientes receberam atendimento em um hospital da capital.
Ainda segundo a FMS, elas apresentaram sintomas como febre, dor no corpo e manchas na pele. Desta forma, elas foram encaminhadas ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e as amostras colhidas nessa segunda-feira foram enviadas para o Lacen.
O Boletim Epidemiológico esclareceu ainda que outros casos suspeitos de febre maculosa já foram descartados. "Teresina não é uma área endêmica para FMB, porém, a vigilância permanece constante. No Piauí, até a semana epidemiológica 24 de 2023, foram notificados 02 casos sendo descartados após confirmação laboratorial, segundo a Secretaria de Saúde do Estado", consta no informe.
A FMS informou também que a febre maculosa é de notificação compulsória e imediata, portanto, todo caso suspeito deve ser prontamente comunicado por telefone ou e-mail às autoridades sanitárias, por meio do e-mail ou número de telefone.
CIEVS/Sesapi
Email: [email protected]
Telefone: (86) 3222 0649 (até as 13h) Celular: (86) 99441 3119
Gerência de Epidemiologia – GEEPI /FMS
Telefone: (86) 3215 7736
Ver todos os comentários | 0 |