O Festival de Inverno de Pedro II é um dos eventos mais aguardados e prestigiados no cenário cultural do Brasil. Realizado na cidade de Pedro II, localizada no estado do Piauí, o festival é um verdadeiro mergulho na arte, música e tradições locais. A cada ano, milhares de pessoas de todas as partes do país se reúnem para desfrutar de uma experiência única, imersa nas belezas naturais e nas manifestações culturais desse município. O festival tem como objetivo principal promover a diversidade cultural, valorizar os artistas locais e nacionais e proporcionar uma atmosfera acolhedora para os amantes da música, dança, teatro e artes plásticas.
Neste ano, ocorreu a 17ª edição do Festival de Inverno, entre os dias 8 e 11 de junho. O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), investiu mais de R$ 3 milhões na realização da festividade.
Liberty Produções
A Liberty Serviços LTDA (Liberty Produções) recebeu o total de R$ 3.098.000,00 (três milhões e noventa e oito mil reais) para a realização do evento. A empresa, que tem como proprietário o empresário Lucas Miranda Vasconcelos, é especializada na produção de vídeos publicitários, aluguel de equipamentos de som e iluminação, além de montar palcos de grandes eventos. O contrato foi celebrado entre a Secretaria Estadual da Cultura e a Liberty Serviços no dia 7 de junho, sem licitação.
O festival
O Festival de Inverno de Pedro II é realizado desde 2004, não tendo acontecido apenas nos anos de 2020, 2021 e 2022 por conta da pandemia da Covid-19. Ele acontece sempre no mês de junho, temporada em que se exploram as temperaturas amenas que a região registra, unindo isso à apresentação de artistas renomados nacionalmente.
Este ano de 2023 marcou o retorno do festival com dezenas de atrações divididas em seis espaços de eventos e com grandes atrações nacionais como Alice Caymmi, Anavitória, Vanessa da Mata e Flávio Venturini.
Gastronomia
Além das atividades artísticas, o Festival de Inverno de Pedro II também ofereceu uma rica gastronomia, com a oportunidade de degustar pratos típicos da região Nordeste e experimentar sabores autênticos. Feiras de artesanato local e produtos regionais também foram montadas, o que permitiu que os visitantes conhecessem um pouco da cultura e da identidade de Pedro II.
Ver todos os comentários | 0 |