O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu nesta sexta-feira (16) o inquérito que investiga o assassinato do idoso Vagner Alves de Aguiar, 74 anos, ocorrido no dia 5 de junho, no bairro Matinha, zona norte de Teresina, e indiciou o criminoso Manoel Ferreira Lima Neto, 23 anos, por latrocínio.
Em entrevista ao GP1, o delegado Barêtta garantiu que todo trabalho de investigação foi realizado para que o indiciado respondesse pelos atos, com a coleta de provas materiais do crime, corroborando para a instrução do processo. “Nós concluímos o inquérito, dentro do prazo, para que o indivíduo não seja beneficiado por uma eventual perda do prazo legal do envio do inquérito policial. Ele foi indiciado pelo crime de latrocínio, roubo seguido de morte”, explicou.
O delegado Barêtta explicou ainda que mesmo com a finalização do inquérito a investigação continua em relação ao segundo acusado identificado como Luan Vitor Gomes dos Santos, apontado como tendo sido a pessoa que emprestou a arma para que Manoel Ferreira Lima Neto roubasse um carro.
“O delegado Vilela está colhendo todos os indícios para se obter prova robusta, harmônica e convincente, porque temos o depoimento do autor material do latrocínio, dizendo que após o crime ele roubou uma moto e foi até a residência do segundo suspeito para se homiziar e entregar a arma. Contudo, nós não podemos nos basear, única e exclusivamente, pelo depoimento de um criminoso, porque ele pode estar desviando a rota da investigação ou pode até estar falando a verdade, mas já temos outros indícios que o delegado está trabalhando no sentido de que, realmente, se possa estabelecer o nexo de casualidade do crime com o resultado morte e ação desse outro indivíduo”, pontuou o delegado Barêtta.
“O nosso símbolo é a coruja, pois representa a clarividência, vê tudo o que acontece enquanto ‘os homens dormem’, gira o pescoço em 270°, sem mover o corpo, tem audição muitíssimo apurada e capacidade de visão, coadunando com a nossa missão de investigar e identificar autores de crimes, principalmente, os crimes dolosos contra à vida, que são sempre planejados dada à racionalidade humana”, concluiu o diretor do DHPP.
O crime
O idoso Vagner Alves de Aguiar, 74 anos, foi assassinado durante uma tentativa de assalto ocorrida na Rua Amazonas, bairro Matinha, zona norte de Teresina, no dia 5 de junho de 2023.
A partir da imagem de uma câmera de segurança é possível ver que o idoso estava na porta de uma residência, quando foi abordado pelo criminoso. Vagner Alves reagiu à abordagem e em vários momentos tentou se desvencilhar do assaltante, que conseguiu entrar no carro da vítima para roubar o veículo.
Nesse momento, o idoso retirou uma faca do interior do veículo e atingiu o criminoso no abdômen. Infelizmente, o bandido acabou efetuando um único tiro em Vagner Alves de Aguiar, que morreu na hora.
Durante a fuga, o assaltante ainda conseguiu roubar a motocicleta de um mototaxista para empreender deixar o local.
- Saiba quem é o segundo envolvido no latrocínio de idoso em Teresina
- DHPP prende acusado de matar idoso durante tentativa de assalto em Teresina
- Criminoso que assassinou idoso de 74 anos está identificado, diz Barêtta
- Câmera flagra fuga de criminoso após matar idoso no bairro Matinha
- Idoso assassinado durante tentativa de assalto em Teresina é identificado
Ver todos os comentários | 0 |