A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Centro da Juventude Santa Cabrini e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), realizará nesta terça-feira (25) o lançamento do projeto “Balaio de Lendas e outras Histórias”. O evento ocorrerá na Casa de Cultura Dona Carlotinha, às 9h, e contará com a presença das autoridades responsáveis, sociedade civil e um grupo de crianças e educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS).
O “Balaio de Lendas e outras Histórias” é um projeto que tem por objetivo fortalecer a prática de leitura de livros infantis em espaços públicos e comunitários. A consultoria oferecida à Prefeitura de Teresina foi realizada através da Iniciativa Urban95/Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip). Sua ação contribuirá para que o livro infantil esteja cada vez mais presente no cotidiano das crianças e suas famílias. “Este é um projeto que busca aproximar ainda mais nossas crianças da cultura e, em especial, do hábito da leitura”, pontuou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
“Esse projeto consiste em levar kits de livros infantis para os CMEIS e bibliotecas de nossa capital, tornando assim a literatura infantil acessível para nossas crianças. O prefeito Dr. Pessoa acredita fortemente no poder transformador da educação e, em especial, da leitura na vida das pessoas. O projeto é um dos produtos da importante parceria que a Prefeitura de Teresina possui com a Rede Urban95.”, pontuou Jivago Gonçalves, Secretário Executivo de Planejamento Estratégico e Gestão.
Durante o cronograma de realização do projeto, serão visitadas bibliotecas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e o acervo cultural localizado na Casa Dona Carlotinha. Dentre as ações previstas para o lançamento do “Balaio de Livros” estão as visitas guiadas aos espaços, exploração do acervo literário, contação de histórias, atividades artísticas e brincadeiras para o público infantil.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Ênio Portela, considera o projeto essencial para o desenvolvimento das crianças que estão na primeira infância. “Esse projeto visa incentivar a leitura de nossas crianças e de seus cuidadores, ampliando assim seus horizontes. Estudos mostram a grande importância em investir na primeira infância, os retornos para sociedade no futuro são enormes. Assim, é com base em evidências científicas que estamos aqui lançando esse importante projeto em nossa capital que promete desenvolver o hábito de leitura em nossas crianças”, declarou o presidente.
Ver todos os comentários | 0 |