O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou, nesta quinta-feira (13), mais uma operação visando desarticular organizações criminosos que resultou na prisão de cinco membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) na zona norte de Teresina.
O coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, destacou que a operação foi feita com a integração de outras equipes de Segurança. “Foi um trabalho integrado do DRACO com o apoio da Polícia Militar, da Inteligência da Secretária de Segurança Pública da Polícia Civil, e também do próprio Poder Judiciário e do Ministério Público. Todas essas ações do DRACO são baseadas em um planejamento, que tem como objetivo atender essas diretrizes da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil, do secretário Chico Lucas e do delegado geral, Luccy Keiko, que são desenvolver ações diárias para combater essas facções criminosas”, explicou.
“Hoje, a operação aconteceu na zona norte de Teresina, em um inquérito presidido pelo delegado Laércio, aqui do DRACO, que representou por algumas cautelares, dentre elas, oito mandados de busca e apreensão, que resultaram na prisão de cinco indivíduos, dois deles inclusive com mandado de prisão em aberto que são o Tiquira e o Bebezão, que são bastante conhecidos na zona norte”, pontuou o delegado Charles Pessoa.
Ainda segundo o delegado, Tiquira e Bebezão possuem uma extensa ficha criminal com participação em diversos crimes, como tráfico de entorpecentes e homicídio. “Então, mais uma ação do sistema de Segurança Pública que visa trazer conforto para a sociedade piauiense, colocando essas pessoas atrás das grades e demonstrar para a criminalidade, de forma geral, que o crime não compensa e que se você tem envolvimento com a criminalidade, o seu fim com certeza será dentro do sistema penitenciário”, ressaltou Charles Pessoa.
Durante a operação, foram apreendidas joias, munições, celulares de diversas marcas, aparelhos eletrônicos e arma de fogo. "Além de efetuar a prisão desses indivíduos, a gente tem também esse intuito de apreender materiais ilícitos, dentre eles armas de fogo que a gente tira de circulação, e proporciona um conforto para a sociedade piauiense no que diz respeito à segurança pública. E assim como as outras ações, hoje também resultou na apreensão de mais uma arma de fogo, que possivelmente tem envolvimento com alguns homicídios aqui em Teresina", explanou o delegado Charles Pessoa.
"Aqui também atendemos as diretrizes do nosso secretário, que tem como uma de suas principais diretrizes o combate ao roubo e furto de celulares. Então, essas ações também visam contribuir com a segurança pública no que diz respeito a restituir e também responsabilizar essas pessoas que compram e roubam esse tipo de material, como os celulares. Além disso, todo esse material será encaminhado para a perícia. Vamos analisar as ações, que são extremamente planejadas, organizada e integrada que tem esse foco de combater essas facções criminosas", concluiu Charles Pessoa.
Devolução dos objetos apreendidos
O delegado falou ainda sobre como funciona a restituição do material apreendidos aos verdadeiros proprietários. "Se alguém reconhecer algum desses pertences pode procurar o DRACO, e ao comprovar a propriedade, a titularidade, a gente faz a restituição', garantiu.
Ver todos os comentários | 0 |