O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30) a Operação 01, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca contra integrantes de facções criminosas em Teresina.
As ações foram desencadeadas em conjunto com os policiais da Força Estadual de Segurança Pública do Piauí (FEISP) e visaram o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
Durante a operação seis pessoas foram presas, sendo cinco em flagrante e uma em decorrência do mandado de prisão. Quatro delas foram identificadas como sendo Wesllen Felipe de Araújo Bacelar, Evandro Oliveira da Silva, Douglas Luís da Silva Rocha, Francisco da Cruz Oliveira da Silva, Lucas Sousa e Silva e José Misael do Nascimento Lima. Todos são integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Wesllen foi preso no Residencial Francisca Trindade por organização criminosa, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Já Evandro foi preso no bairro Promorar acusado de roubo e sequestro que resultou no cumprimento do mandado de prisão preventiva contra ele. Com ele, a polícia encontrou entorpecentes, motivo pelo qual ele também foi autuado em flagrante.
Em entrevista à imprensa, o delegado Charles Pessoa, diretor do DRACO, explicou que essa foi uma ação integrada. “Nessa operação nós cumprimos seis mandatos de busca e apreensão que resultaram em 5 prisões em flagrante e uma prisão preventiva. Uma operação integrada com a Superintendência de Operações Integradas, Gerência de Inteligência da Polícia Civil, Diretoria de Inteligência da SSPPI no combate a esses grupos criminosos organizados”, afirmou.
"São indivíduos, membros de uma facção criminosa que atua no estado do Piauí, e além de integrarem essa facção eles têm participações em diversos outros crimes, inclusive, com indícios de participação em homicídios, tráfico de drogas e vários furtos. É importante a gente também ressaltar que é uma operação integrada entre o DRACO e a Delegacia da Polícia Civil de Amarante porque um dos indivíduos teve participação em um roubo na cidade, e deixou a vítima, um empresário, em cárcere privado e hoje nós conseguimos tirar esse indivíduo de circulação", pontuou Charles Pessoa.
Uma arma de fogo foi apreendida na casa de um dos alvos da operação que, de acordo com o delegado Charles Pessoa, pode ter sido utilizada em homicídios. "Há fortes indícios de que essa arma de fogo encontrada foi utilizada em homicídios, o que a gente tem a certeza é que é um indivíduo de alta periculosidade, que agora, tanto ele como seus parceiros estão sendo tirados de circulação. Eu volto a ressaltar, se você tem envolvimento com facção criminosa ou algum outro crime no Piauí, coloque seu despertador para cada vez mais cedo, porque com certeza o DRACO irá bater na sua porta”, declarou.
Ver todos os comentários | 0 |