Os casos de Chikungunya e dengue aumentaram significativamente nos últimos meses em Teresina. O período chuvoso traz à tona problemas, como, acumulação de lixo e enchentes pelo mau escoamento da água. Com isso, torna o ambiente mais propício para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Na fase aguda, a doença tem como principais sintomas febre, dores, inchaço nas articulações, erupção cutânea, dores musculares e de cabeça. Após essa fase, alguns indivíduos podem desenvolver a fase crônica, caracterizada por dores persistentes nas articulações, denominada de artralgia crônica, que pode durar anos, ocasionando a limitação dos movimentos.
O estudo da Fiocruz Bahia realizado pela estudante de doutourado, Camila Jacob, e coordenado pelos pesquisadores Mitermayer Reis e Guilherme Ribeiro explica o motivo das dores: “pode-se achar níveis elevados da quimiocina CXCL8 em pacientes com Chikungunya na fase aguda da doença que pode induzir o aumento da resposta inflamatória, contribuindo para o desenvolvimento de dor articular crônica”, diz o artigo.
Ainda segundo o estudo, essa é uma doença muito cíclica e migratória e as pessoas sentem dores em regiões distintas. Por isso, o tratamento deve ser feito levando em consideração cada fase e sintoma.
Ver todos os comentários | 0 |