A cidade de Parnaíba é atualmente a segunda maior cidade do Piauí, no entanto, seu desempenho em algumas áreas da gestão tem sido criticado, a exemplo do ranking do Previne Brasil, que avalia o desempenho em relação à atenção básica em saúde, incluindo indicadores como as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas.
De acordo com o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB), e com base no resultado dos indicadores do Programa Previne Brasil deste ano, a cidade de Parnaíba está na 221° colocação, entre os 224 municípios piauienses.
“Isso significa que não tem uma política voltada para gestão, para as crianças, de realização de consultas e exames. Nada está acontecendo na atenção básica e isso é muito grave e muito ruim para a população que mais precisa. Misturar política com gestão dá nisso. É inaceitável que a segunda maior renda do estado, que realiza inúmeros eventos festivos, deixa tanto a desejar em relação à saúde pública. A população está pagando um preço muito caro por isso”, afirmou o parlamentar.
De acordo com o deputado estadual, a cidade de Parnaíba possui um dos melhores quadros de profissionais da saúde, que atuam com empenho e dedicação, muito embora não tenham as condições de trabalho necessárias. “Parnaíba, seguramente, tem um dos melhores quadros de profissionais que trabalham na atenção básica. Conheço esses profissionais e Parnaíba já foi destaque na atenção básica, para hoje estar nessa situação crítica e vergonhosa” concluiu Dr. Hélio.
Ver todos os comentários | 0 |