O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, na manhã deste sábado (01), o sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas durante as eleições deste domingo (02). O sorteio aconteceu no novo prédio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), localizado na Avenida Padre Humberto Pietogrande, zona sudeste de Teresina.
De acordo com a presidente da Comissão de Auditoria Eletrônica, juíza Lucicleide Pereira Belo, serão 23 urnas auditadas em todo o estado do Piauí, sendo que três serão utilizadas para teste de autenticidade do sistema e 20 por auditoria integral da zona eleitoral.
“Hoje nós fizemos o sorteio das sessões eleitorais que serão auditadas amanhã no dia da eleição. O sorteio deu-se de uma forma bem tranquila. Pouca participação de representantes de instituições. O que a gente queria era que tivesse comparecido mais representantes dos partidos e das outras instituições, para dar mais visibilidade ao evento. As sessões que passarão pelo teste de integridade da votação eletrônica, que é a chamada votação paralela, são deslocadas aqui pra essa sede e vai haver uma simulação de eleição, que serão comparados resultados para mostrar como essa urna é íntegra, como ela é confiável e como ela é segura”, declarou a juíza.
A presidente da comissão ainda declarou que a participação das entidades políticas é importante para que todos possam entender a segurança das urnas. “A gente faz um apelo pra que todos compareçam, até porque esses participantes, esses representantes de instituições, eles podem escolher as sessões, em vez de sortear. A primeira modalidade da escolha é por indicação, então o representante de instituição que tivesse comparecido e quisesse escolher, ah eu quero que seja sessão tal, a gente iria obedecer, a gente só passa para o sorteio como foi feito quando não tem indicação dessas entidades para escolher a urna”, finalizou.
Confira a lista de locais onde as urnas serão auditadas no Piauí
Ver todos os comentários | 0 |