A região da Grande Santa Maria da Codipi, na zona norte de Teresina, está há exatos 32 dias sem registrar homicídios. A informação foi confirmada ao GP1 pela comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, major Elizete, responsável pelo policiamento ostensivo na área. A comandante explicou que o resultado positivo tem sido fruto da forte presença da polícia nas ruas da Santa Maria da Codipi, através, principalmente, de grandes operações que estão acontecendo rotineiramente na região.
“Nesse ano, nós ainda não tivemos nenhum homicídio, estamos com 32 dias sem homicídios na Grande Santa Maria da Codipi. Isso eu credito às operações que temos implementado todos os dias, sob a coordenação do Comando Metropolitano I. Dentre essas operações, tem uma que eu considero de maior sucesso que é a moto patrulhamento do CPM I, que unimos motoqueiros do 8º, do 5º e do 13º BPM, e todos os dias elegemos um bairro para fazermos operação com abordagens. Outra ação que merece registrar é a operação visibilidade comercial, que é a presença ostensiva de viaturas nos corredores comerciais da Grande Santa Maria. Então, isso tem dado resultado, porque em tese a presença da polícia inibe o crime”, explicou.
A major também destacou a prisão de 21 infratores em uma única festa, no último dia 22 de janeiro, durante uma operação da Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) com o 13º BPM. “Nós fizemos uma grande operação junto com a Força Tarefa onde prendemos 21 infratores, a grande maioria da região da Santa Maria, e isso também reflete nesses dados de 32 dias sem homicídio. Nós estávamos a procura de um infrator, que conseguiu se evadir, mas no outro dia, a Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão dele, então ao todo foram 22 infratores presos, e isso deu uma tranquilidade maior”, pontuou.
Região da Grande Santa Maria não é a mais violenta de Teresina, diz comandante
Major Elizete também comentou sobre os recentes dados da violência em 2021 no Piauí, divulgados pela SSP-PI, que apontaram que a Santa Maria da Codipi seria o bairro com mais homicídios na capital. Ela explicou que os dados retrataram toda a região da Santa Maria como se fosse um único bairro.
“Recentemente, colocaram os dados relativos a violência em 2021 como se a Grande Santa Maria da Codipi fosse um único bairro e por isso figurou como o bairro mais violento, mas aqui não é um bairro e sim um conglomerado de residenciais, vilas, invasões e povoados. São quase 130 mil habitantes. Os dados da própria PM sobre homicídios em 2021, registraram que a área do 13º Batalhão está em quinto lugar em número de homicídios e não em primeiro”, relatou.
Ver todos os comentários | 0 |