Neste sábado (21) a Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauí divulgou uma nota informando que todos os profissionais de saúde que tiveram contato com o paciente suspeito de ter contraído a variante delta testaram negativo para covid-19.
Os profissionais foram submetidos a um teste na sexta-feira (20) e após 14 dias vão refazer os exames. Os dois profissionais que apresentaram sintomas gripais ficarão em isolamento até que refaçam exames na segunda-feira (23).
Ao todo foram testados 11 profissionais de saúde no Centro Covid-19 do município, sendo seis do Samu e cinco do Hospital Estadual Teresinha de Nunes Barros.
“A Secretaria mantém o monitoramento daquelas pessoas que tiveram contato com o paciente suspeito de ter a variante Delta, até que seja o resultado do sequenciamento feito pela Fiocruz, atendendo aos protocolos sanitários da Secretaria de Estado da Saúde”, diz a nota.
Entenda o caso
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) encaminhou para a Fiocruz um exame de um paciente da cidade de São João do Piauí, suspeito de ter contraído a variante Delta. O paciente de iniciais J.G.A tem 69 anos e tomou duas desses da vacina Coronavac, do instituto Butantan, mas teve apresentou sintomas da covid-19 após retornar de um curso em São Paulo.
Antes de viajar para São Paulo, o paciente testou negativo para a doença, mas seu colega de quarto estava infectado. Ao retornar, o paciente apresentou sintomas como obstrução nasal, cefaléia e dores no corpo. Os sintomas se agravaram e o paciente estava com 25% dos pulmões comprometidos. Já em Teresina, o paciente foi internado no hospital da Unimed e teve material colhido e encaminhado para a Fiocruz, tendo em vista que retornou de um estado onde há a circulação da variante Delta.
Ver todos os comentários | 0 |